Nesse feriadão fiquei muito pensativa. Sobre o tal “chegar lá”. E me dei conta que talvez eu nunca chegue “lá”…e aí surgiu a dúvida, onde é “lá”?
Se é “lá”, ainda não cheguei. Se ainda não cheguei, deve ter um caminho a se percorrer. Imagino que não seja um caminho muito curto, ou rápido, visto que “lá” é tão cobiçado. Se eu não curtir cada momento da estrada até esse tal de “lá”, então quer dizer que eu tenho que chegar para ser feliz…e se o “lá” não chegar ou se eu não sei ainda onde fica…talvez eu perca a chance de ser feliz. Confere?


Por isso a gente desiste dos sonhos. Querer ter um corpo malhado, querer juntar grana para comprar aquele carro…mas sofre demais por ter que pesar a comida ou ler um livro enquanto os amigos gastam dinheiro na balada. Certo, talvez não seja a coisa mais prazerosa do mundo, mas sofrer, definitivamente, é opcional.


Ter um dia improdutivo, não conseguir terminar aquele trabalho no prazo, priorizar uma noite de sono…são coisas que devemos aceitar, pois somos humanos. Se tudo desse certo, sempre, você vibraria com tanta emoção?


Quem não tem dinheiro, sofre mais pelos problemas que são resolvidos com dinheiro. Quem tem dinheiro, sofre mais com os problemas que não podem ser resolvidos com dinheiro. Quem é magro tem problemas que não tem a ver com a magreza. Quem não é magro, acha que tudo se resolveria com ela. Então, o ser humano é realmente um ser insatisfeito? Ingrato? Ou só não sabemos abraçar as coisas boas que temos e viver melhor com o que ainda não temos?


Para tudo há um “preço”. Quanto mais longe for o seu “lá”, mais longa será a viagem. Indubitavelmente mais cansativa, mais penosa, mais árdua. É preciso resiliência e força de vontade. Se não estiver determinado, sua passagem pode ser de primeira classe, que mesmo assim nunca vai chegar. Desistem os que não têm objetivo forte, clareza, paciência. Já os que vêem beleza em todos os percalços, na bagagem pesada que não é possível carregar, nas pessoas que chegam e partem, são os que têm sua viagem mais rápida e leve, porque só precisamos levar o essencial. É para frente que se anda!


Por mais difícil que seja um processo, há coisas especiais que deixamos passar o tempo todo. Coisas que podem fazer toda a diferença na vida e, quiçá, mudar o “lá” de lugar. Coisas que te fazem mais forte, mais humano, mais sensível, mais observador. Desista de esperar uma ocasião para tudo. Desista de seguir a agenda, pelo menos uma vez. Desista de pensar duas vezes, pelo menos uma vez. Desista de não pensar em você, quando achar que não merece. Desista de parar tudo pela metade. Desista de desistir. E verá como quase tudo é possível. Às vezes você já está “lá” e nem sabe.