A odontologia ampliou possibilidades de preservar dentes íntegros por toda a vida. Com o conceito de prevenção difundido, a evolução das escovas, dos tipos de fio dental e dos limpadores de língua, mais e mais pessoas conseguem preservar a saúde bucal até a terceira idade

A partir de 60 anos, as visitas ao dentista precisam ser mais frequentes, especialmente nos casos associados com problemas de saúde, consumo excessivo de remédios que ressecam a boca e existência de próteses extensas. Cumprir os prazos de retorno estipulados pelo dentista é ajudar a prevenir complicações mais comuns nesta fase da vida e contribuem para a saúde e bem-estar.

Dentre os problemas mais comuns que aparecem na terceira idade, estão as perdas dentárias causadas por cáries e doença periodontal (das gengivas). Também merecem destaque as lesões bucais, incluindo as que podem se tornar um câncer e os próprios registros de câncer de boca si.

Implante dentário
A falta de dente acomete milhões de idosos. O implante dentário é um procedimento cirúrgico que consiste na colocação de pinos de titânio no osso maxilar ou mandibular no lugar das raízes dos dentes perdidos. Por que pinos de titânio? Foram realizadas pesquisas com esse metal e comprovado sua integração com o osso humano. Por meio desses pinos, uma prótese fixa é instalada no lugar dos dentes perdidos.
O implante não tem contra-indicação e pode ser recebido por pacientes cardíacos ou diabéticos, por exemplo, desde que estejam controlados desses problemas de saúde. Contudo, vale dizer que todos os casos devem ser avaliados individualmente por um cirurgião-dentista. No caso de doenças sistêmicas a avaliação e planejamento são ainda mais rigorosos, mas não impedem, na maioria das vezes, que o paciente realize o procedimento. São raros os casos que isso acontece.
Hoje, existem quatro tipos de implantes: implantes convencionais, implantes curtos, implantes pterigóide e implantes zigomáticos. Mas é importante dizer que somente um profissional está apto a indicar a melhor solução, pois cada caso é um caso. Portanto, deve ser avaliado individualmente.

Adeus à dentadura
Existem no mercado implantes e os mais variados materiais restauradores que servem para ampliar a gama de possibilidades de reparo dos dentes em situação de comprometimento. Algumas pessoas conseguem se adaptar mais rápido com a dentadura comum, mas em alguns casos, ela pode se tornar um transtorno.
No caso de quem tem diabetes, por exemplo, os efeitos de boca seca são mais intensos e tornam quase insuportável o convívio com dentaduras pela ausência da saliva. O uso de saliva artificial, o controle médico do açúcar no sangue e uma readaptação da prótese total podem ajudar a melhorar a relação do paciente com sua dentadura.
Para atenuar esses efeitos de vez e dar aos pacientes uma vida mais confortável e prazerosa, a dentadura fixa sobre implante está se mostrando a melhor opção. Ela também pode ser colocada em idosos, desde que tenha condição de saúde e disponibilidade de osso compatível com esse objetivo.

Dicas para chegar à terceira idade com o sorriso bonito
– Visitas periódicas ao dentista;
– Higiene Bucal com escovas adequadas;
– Uso de substâncias bucais prescritas;
– Consumo adequado de água;
– Evitar alimentos doces, bebidas alcoólicas, cigarro e outros excessos.

Fonte: ccoimplantedentario.com.br/saude.terra.com.br/