Uma comitiva do Espírito Santo esteve em Bento Gonçalves para conhecer o funcionamento e a estrutura dos serviços prestados pela Inspetoria Municipal. Os capixabas conheceram os estabelecimentos que possuem o registro no Sistema de Inspeção Municipal, a fim de conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo setor.

Capixabas conheceram indústrias que receberam o selo do SIM. Foto: Reprodução

O fiscal estadual agropecuário e chefe substituto do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), órgão veiculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Diego Faccin, mediou à vinda do grupo formado por três inspetores da Secretaria de Estado da Agricultura (SEAG) do Espírito Santo, Jackson Fagundes de Freitas, Raquel Q. Dias e Nara Tedesco, e duas técnicas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR), Neusa Barbosa Castro e Maluza Feltrin.

Na ocasião, o coordenador do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Cristiano Selbach, levou os visitantes à Queijaria Valbrenta, estabelecimento que possui o selo do SUSAF, e pode comercializar seus produtos em todo o Estado.

Diego Faccin destaca que o grupo veio para Bento Gonçalves com o objetivo de conhecer a organização, as práticas desenvolvidas pelo Serviço de Inspeção, que são referência no Estado. “Tivemos a oportunidade de visitar uma queijaria que possui o selo do SUSAF, fiscalizada pelo SIM, e conhecer as técnicas e procedimentos de obter essa licença”.

Todas as indústrias do município que produzem alimentos são fiscalizadas. As com produção de origem vegetal pela Vigilância Sanitária e as de produtos de origem animal são fiscalizadas pelo Serviço de Inspeção.