Relatório do relator Tonietto (PDT) previa sanções mais severas ao vereador, mas Comissão de Ética decidiu por apenas por censura

A Comissão de Ética se reuniu na tarde de terça-feira, 21, para discutir o relatório sobre o vazamento da foto de nudez de uma ex-assessora do vereador Neri Mazzochin (PP), em uma rede social do vereador. O documento elaborado pelo relator, Jocelito Tonieto (PDT), previa censura, demissão da assessora envolvida no escândalo e suspensão dos direitos políticos de Mazzochin por 60 dias.  Contudo, a Comissão optou por aplicar apenas uma advertência no vereador.
No momento, cabe à Comissão decidir se acata o pedido de Tonietto, ameniza a sanção ou arquiva o escândalo. Se a maioria da Comissão optar por suspender Mazzochin, então a questão será enviada para apreciação de todo Plenário, na medida em que a decisão não cabe somente à Comissão de Ética.
Mas se os vereadores decidirem somente pela censura, que funciona como uma espécie de advertência escrita, a questão não precisará ser discutida com os demais membros do Legislativo Municipal. Até o fechamento desta edição, a decisão ainda não havia sido divulgada.
De acordo com o presidente da Comissão de Ética, vereador Rafael Pasqualotto (PP), o tipo de sanção apontada por Tonietto não está prevista no Regimento Interno. Ele explica que se o relatório for aceito do jeito que foi elaborado, Mazzochin participaria das sessões, contudo, não poderia falar ou apresentar qualquer projeto. “Esse tipo de penalidade não existe. Ou suspende o mandato dele ou não”, argumenta.
A ex-coordenadora de gabinete de Mazzochin,que apareceu nua na foto vazada em uma rede social do vereador, no dia 18 de junho, foi exonerada do cargo em 15 de agosto, menos de dois meses após o escândalo. Em sessão no dia 25 de junho, uma semana depois do vazamento, Mazzochin declarou que não deve satisfações à sociedade e que parte da população e da imprensa são “podres”.
Ele ainda afirmou que ninguém sabe como a foto foi parar na sua rede social e que isso deveria ser apurado. Até o fechamento desta edição, o vereador não se manifestou.