O brasileiro adora um feriado prolongado. Aproveita para viajar, visitar a família, ir para a praia, ou até mesmo para tirar uns dias para descansar. O calendário de 2017 promete, ao menos, dez feriadões ao longo de todo o ano, o que para muitos pode ser um alívio, para os comerciantes já torna-se assustador antes mesmo do mês de janeiro terminar.

Algumas pessoas já podem começar a planejar a viagem. Aquela que após às 18h de uma sexta-feira dá adeus ao trabalho e volta somente na terça, ou sai na quarta e volta na segunda-feira. Ótimos dias e de muita alegria para as agências de turismo e para a rede hoteleira, que já comemoram a folga. Mas para Daniel Amadio, presidente do Sindicato dos Lojistas de Bento Gonçalves (Sindilojas), momento deve ser de muita cautela e atenção no comércio. “O ano de 2017 se projeta com um bom número de feriados maiores e somos sabedores que o crescimento projetado para ele será fraco, pois o país passa por um ajuste e necessita de um tempo para que a engrenagem da economia se movimente mais rápida”, comenta o presidente.

É neste momento que, segundo Amadio, os lojistas precisam focar em estratégias específicas. “Conhecer seus clientes, entender seus hábitos de consumo, ser criativo para ofertar, focando em algo que as pessoas desejem usufruir nos seus momentos de descanso e lazer é fundamental nesta hora”, garante.

Marcos Carbone, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Bento Gonçalves, salienta que eles estão trabalhando anualmente com projetos que unem o comércio ao Turismo da cidade. “Com isso, iremos reforçar os atrativos capazes de colocar Bento na rota dos destinos turísticos da região e esse esforço tem o objetivo de aproveitar positivamente a movimentação de viagens que caracteriza os feriados prolongados, captando turistas para que gerem negócios no comércio de Bento – desde que encontrem aqui atrativos e estrutura para usufruir”, observa Carbone.

Amadio também garante que a Capital do Vinho pode acabar se beneficiando com os feriados. “Falando especificamente sobre Bento Gonçalves e região, temos conhecimento que a maioria dos consumidores que se deslocam nessas datas, acabam procurando regiões turísticas como a nossa, e acabam consumindo nesses destinos. Então quem puder atender esse movimento migratório temporário, poderá se beneficiar com as compras desses consumidores.

Segundo Amadio é a oportunidade dos comerciantes utilizarem ferramentas de acesso e conhecimento do consumidor, como o comércio eletrônico, redes sociais e smartphones, proporcionando uma boa experiência para o cliente e o fidelizando. “O ano de 2017 se projeta com um bom número de feriados maiores e somos sabedores que o crescimento projetado para ele será fraco, pois o país passa por um ajuste e necessita de um tempo para que a engrenagem da economia se movimente mais rápida. Esses feriados prolongados trazem algum impacto para a economia local, num ano já complicado, mas quem souber trabalhar tornando a ocasião em oportunidades passará por essa fase colhendo os frutos disso”, finaliza o presidente do Sindilojas.

Os feriadões

28/2, terça-feira: Carnaval (não é feriado nacional, mas a maioria das empresas costuma tratar como feriado)

14/4, sexta-feira: Sexta-Feira Santa

21/4, sexta-feira: Tiradentes

1º/5, segunda-feira: Dia do Trabalho

13/6, terça-feira: Dia de Santo Antônio (Feriado Municipal)

15/6, quinta-feira: Corpus Christi

7/9, quinta-feira: Independência do Brasil

12/10, quinta-feira: Nossa Senhora Aparecida

2/11, quinta-feira: Dia de Finados

25/12, segunda-feira: Natal

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 11 de janeiro de 2017.