Mesmo que simples, os presentes não irão faltar para as crianças bento-gonçalvenses. Entre roupas e brinquedos os pais buscam encaixar no orçamento o mimo para o filho. E isso reflete diretamente na economia do município, pois, para os lojistas, o momento é de aquecimento nas vendas, pois a expectativa é que haja um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. O comércio da cidade tem apostado todas as suas fichas na data, principalmente pelas decisões de promoções e de abertura aos domingos para atrair mais clientes, que possivelmente, durante a semana, não podem comparecer ao estabelecimento para garantir um feriado alegre para os pequenos.
Para o presidente do Sindicato dos Lojistas de Bento Gonçalves (Sindilojas /BG), Daniel Amadio, o Dia das Crianças não será diferente de outras datas comemorativas. “Ainda estamos vivendo os reflexos de uma restrição de renda, de crédito e com muito pessimismo dos consumidores, o que está ocasionando um volume real de vendas inferior ao ano passado. Pequenos sinais de evolução em alguns indicadores como inflação, nível de confiança e inadimplência das famílias, mesmo que tímidas demonstram uma retomada de melhores perspectivas”, comenta Amadio.
Embora a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Bento Gonçalves projete um aumento de 10% na venda de produtos para o Dia das Crianças, o Sindilojas acredita que haverá um decréscimo de 4% em relação ao ano passado. Amadio garante que aliado ao momento econômico do País, há uma constatação demográfica que atesta que o número de crianças no Rio Grande do Sul está diminuindo ano após ano. “Isso faz com que diminua também o potencial de mercado. Mas há um destaque específico para lojas especializadas em brinquedos e as de departamentos. Logo em seguida vem as lojas varejistas de tecidos, vestuário e calçados que englobam o vestuário infantil”, completa. O presidente do Sindiojas assegura ainda que o setor de equipamentos de informática também se beneficiará com as vendas aparelhos eletrônicos como celulares e tablets.
Rafaela de Souza, gerente da Barriga Verde, está animada com as vendas já no início do mês. “Em um dia dessa semana, vendemos mais do que o dobro que estávamos acostumados, ou que era o normal. Os pais estão realmente querendo presentear os filhos e, claro, estão aproveitando as promoções que estamos fazendo”, comenta Rafaela.
A chegada da nova coleção e uma tarde de atrações para os pequenos na loja serão alguns dos atrativos na Barriga Verde. “Estamos esperando 30% de aumento nas vendas. Preparamos para hoje, 8 de outubro, um encontro das crianças com palhaços, terá também pintura nos rostos e muita diversão. Isso atrai eles pra cá e, consequentemente, vendo o estabelecimento colorido, alegre e com música, eles já vão gostar do que estamos vendendo e os familiares aproveitam para já presenteá-los”, completa.
Na loja Mundo do Presente, o sócio proprietário Evandro Jauer, garante que a criançada ficará muito feliz no dia 12, pois os adultos estão, mesmo, comprando presentes. “A gente projeta um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado, estamos felizes que, na maioria das vezes, os pequenos vêm junto e daí eles olham tudo e conseguem convencer os pais/familiares a comprar”, salienta Jauer.
Para as meninas, as bonecas e brinquedos que estão na moda é o que mais faz sucesso, já para os meninos, Jauer garante que um carrinho de controle remoto ou uma bola faz a alegria. “As gurias já nascem querendo tudo que é tendência, passou na televisão elas querem. Os guris quase nunca se importam com o nome ou marca, mas sim com o brinquedo em si. A mídia influência muito também na hora da compra e normalmente esses que estão na moda são os que custam mais caro para os pais”, finaliza o proprietário.
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