Os ovos de chocolate, que neste ano chegaram no varejo com preço bastante elevado, fizeram com que o comércio buscasse alternativas para impulsionar as vendas no período da Páscoa de 2016. Com consumidores mais cautelosos em função da retração econômica nacional, os lojistas apostam em amplas condições de pagamento e mix variado de produtos para substituir os tradicionais ovos. De acordo com levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL-BG), o comércio do município espera manter os mesmos índices de crescimento do ano passado.

O levantamento, realizado com 13 lojas, apontou alta na procura por bombons, barras de chocolate e brinquedos. Vestuário e artigos de uso pessoal também estão entre as alternativas para presentear amigos e familiares na data. Apesar do ritmo lento das vendas, muitos consumidores optaram por antecipar as compras, garantindo produtos com os personagens mais procurados. “Este ano a Páscoa exigiu criatividade tanto dos lojistas, que ampliaram as vantagens de compra, quanto dos consumidores, que buscam alternativas para fugir dos ovos de chocolate que diminuíram de tamanho e aumentaram no preço”, destaca o presidente da CDL-BG, Marcos Carbone.

Segundo dados da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) os artigos de Páscoa aumentaram em média 15% na comparação com o mesmo período de 2015 – a entidade projeta gasto médio de R$ 90 na aquisição de produtos típicos. O presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, destaca que a Páscoa em 2016 não deve ter acréscimo de vendas em relação ao ano passado, mas o consumo de produtos tende a não sofrer uma queda expressiva.