Aos poucos, a rotina das pessoas está ‘voltando à normalidade’ e com o comércio não é diferente. As restrições impostas pela pandemia da Covid-19 fez com que muitas lojas trabalhassem de portas fechadas e, consequentemente, diminuísse o fluxo de consumidores. Agora, muitas pessoas estão voltando às suas atividades e retomando coisas que, há alguns meses, evitavam.

Isso pode ser percebido em Bento Gonçalves. De acordo com Carine dos Santos Balestrin, sub-gerente de uma loja de calçados no centro do município, aos poucos o consumidor está retornando às lojas. “Está praticamente voltando ao normal. A gente está conseguindo vender um pouco mais, temos bastante procura pelas mercadorias e o movimento nas ruas também aumentou bastante. Quando a bandeira ficou laranja, automaticamente os consumidores já começaram a retornar. Não voltamos ao normal, mas, praticamente, estamos tendo uma retomada”, avalia.

O gerente de uma loja de acessórios para celulares, Douglas Velsck Oliveira, diz que abriu há três meses e que o período que mais impactou foi o da bandeira vermelha. “Ficamos alguns dias parados, mas não foi algo que afetou diretamente as vendas. Porém, já percebi que o movimento nas ruas aumentou bastante e acho que vai continuar aumentando”, pondera

Para o proprietário da Todo Dia 1,99, Eduardo Belatto, a retomada está sendo surpreendente. “As pessoas estão ansiosas por sair, ir às compras, viajar, restaurantes, bares, entre outros. Desde que foi possível atender aos clientes, com portas abertas, está tendo um bom movimento de vendas, ainda mais que o foco da loja é utilidades domésticas em geral, que é uma necessidade diária de consumo”, esclarece. Ele ainda pontua que alguns detalhes são imprescindíveis. “Conforme as bandeiras permitem, bem como com a ajuda emergencial do Governo e postos de trabalho mantidos, tudo isso é importantíssimo para o aumento das vendas”, frisa.

A consumidora Samanta Kelly Vidal estava há mais de quatro meses saindo de casa somente para trabalhar. Desde a semana passada, começou a perder o medo de transitar pelas ruas. “Em função da pandemia e por ter filho pequeno em casa, optei por tomar todos os cuidados necessários. Aos poucos, comecei a olhar as vitrines e, hoje, entrei para comprar uma mercadoria. As lojas estão disponibilizando todos os itens para nos sentirmos seguros na hora da compra, o que ajuda bastante”, salienta.

Cenário favorável

O presidente do Sindilojas, Daniel Amadio, afirma que é visível esta retomada, pois vários fatores estão influenciando. “Estamos na 9ª semana de bandeira laranja o que vai trazendo a normalidade ao comércio. Claro, aliado a isso havia um consumo represado, pois, as pessoas estavam em casa, comprando somente o básico, até mesmo pelas incertezas do futuro. Acredito que com a flexibilização isso vai se normalizando e a vida vai retornando ao consumo normal. Claro que tudo está vinculado a uma vacina, que daí, sim, teremos a convicção que poderemos esquecer este problema. Agora, vamos concentrar os esforços para o último trimestre do ano, claro, com os comércios atendendo, respondendo e respeitando os protocolos de segurança. Ainda estamos com resultados abaixo do ano anterior e dificilmente fecharemos 2020 melhor”, pontua.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL-BG), Marcos Carbone, também afirma que é possível perceber sinais concretos de retomada no comércio local. “Com o abrandamento das restrições e o início da estabilização do cenário macro, o consumidor está, aos poucos, recuperando a confiança e retomando seus hábitos de compra. A chegada ao último trimestre do ano, período tradicionalmente de maior movimentação nos negócios, é outro fator importante. Somado ao esforço dos lojistas em manter seus estabelecimentos seguros para receber os clientes, em oferecer mix atrativos, promoções e uma boa experiência de compra, esse cenário deve ser favorável ao comércio local. Estamos otimistas”, analisa.