Dias mais longos e roupas mais curtas, esse é o verão, e para aproveitar ao máximo a estação mais quente do ano é preciso se sentir bem com o próprio corpo para usar e abusar de roupas leves e curtas. Muitas pessoas deixam os cuidados com a alimentação e o preparo físico para a última hora e acabam sofrendo com o esforço exigido, sendo assim, nada melhor do que começar o treinamento durante o inverno.

Ao preparar antecipadamente o seu corpo, você conseguirá atingir muito mais fácil o seu objetivo, pois durante a estação fria o corpo tem um melhor desempenho e resistência, você não fica exausto facilmente e a sua frequência cardíaca fica mais baixa, assim, desenvolve melhor o exercício. Outro benefício de treinar durante o inverno é que, por estar mais frio, nosso organismo queima mais calorias para esquentar o corpo, ativando mais o seu metabolismo, além de as atividades físicas fortalecerem nosso sistema imunológico, fazendo com que fiquemos menos propensos a gripes e resfriados.

Neste especial listamos alguns benefícios e atividades físicas diferentes, para usar o inverno a favor do seu corpo.

Pilates: O Pilates é uma ótima atividade para o fortalecimento ósseo, aumento da mobilidade e flexibilidade nas articulações e alinhamento postural. No aspecto psicológico, há o aumento da disposição, da concentração, melhora da autoestima e sensação de bem-estar. Praticar Pilates no inverno evita dores comuns da estação, pois com o frio a musculatura tende a “encurtar” geralmente na região do pescoço e costas, no método Pilates conseguimos relaxar a musculatura diminuindo os desconfortos musculares. E com a prática regular, de duas ou três vezes por semana, em apenas um mês já é possível sentir o corpo mais forte, equilibrado e com diminuição de dores e desconfortos gerados por tensões musculares. Agora, se o objetivo é ficar com o corpo definido, os resultados demoram um pouco mais, em torno de três a seis meses dependendo do desempenho e tipo físico de cada indivíduo, por isso a importância de começar a prática do Pilates ainda no inverno.

Musculação: Um dos benefícios de começar a malhar durante o inverno é o fato de que as academias ficam mais vazias, mais tranquilas, não há tanta necessidade de esperar por um aparelho e nem de revezar. O inverno também é uma ótima época para fazer treino, pois o corpo queima mais calorias. Mas o que é melhor? Suar a camiseta na esteira ou puxar ferro na musculação? As duas! Se considerarmos apenas o gasto de calorias, o exercício aeróbico leva vantagem. Enquanto você queima de 8 a 10 calorias por minuto puxando ferro, na corrida ou no ciclismo dá para eliminar entre 10 e 12 calorias. O treino aeróbico recruta um grande volume de músculos e tecidos e gasta mais energia, principalmente se ele for contínuo, como na corrida. A diferença é que, quando você para o exercício, a perda de gordura também para.

Já a vantagem da musculação é que a queima de gordura continua até uma hora após o treino, e a cada 1,4 quilo de músculo extra em seu corpo representa um acréscimo de gasto de 120 calorias por dia, mesmo sem fazer nada.

Zumba: Para aqueles que não aguentam os equipamentos das academias, e preferem um exercício mais divertido, a Zumba é a atividade perfeita. O exercício mistura movimentos aeróbicos com ritmos e coreografias latinas, como a salsa e o merengue, ótimo para aquecer o corpo nos dias frios. Além disso, a Zumba é um prato cheio para quem procura emagrecer: cada aula com duração de uma hora pode queimar até 1.000 calorias. Outro benefício da prática da Zumba é que qualquer pessoa em qualquer nível de condicionamento pode fazer as aulas e elevar o nível de atividade conforme for praticando e ver os resultados rápidos que ela propõe. Se a prática das aulas de zumba começarem no inverno, no verão será possível perceber resultados visíveis, pois é preciso em torno de três meses para que o corpo sinta as mudanças.

Natação: É a atividade menos procurada no inverno, porém é ótima pois além de trabalhar a resistência, flexibilidade e força do corpo, a natação é dos esportes que mais auxiliam pessoas que sofrem de problemas respiratórios, típicos dos dias frios. Quando realizada no inverno, a natação traz muitos benefícios e sensações diferentes quando comparada com o verão. O primeiro aspecto é a facilidade de aquecimento, que ocorre dentro d’água, devido a termorregulação acontecer de forma diferente. O praticante, em menos tempo, está preparado para a atividade física, havendo também uma diminuição do risco de lesões causadas pelo frio, ou melhor, pela falta de aquecimento em determinadas articulações.

Corrida: O inverno é a melhor época do ano para praticar corrida, pois o desempenho neste esporte depende muito da temperatura ambiental. Quando está calor, além de a prática se tornar muito mais cansativa, existe um risco maior de desidratação, já que o corpo sua mais para tentar equilibrar sua temperatura. Mas, devem-se tomar alguns cuidados com essa prática, como a reposição de líquidos, por exemplo. Apesar de a sensação de perda de suor ser menor nesta época, o ar costuma ser mais seco, o que eleva o risco de desidratação. Durante as baixas temperaturas, a vestimenta também precisa ser adequada, pois ela pode ajudar a controlar a temperatura corporal, pode iniciar a atividade com várias camadas de roupa e ir retirando aos poucos, conforme sua temperatura interna vai aumentando.

Ciclismo: Para aqueles que gostam de um exercício ao ar livre e um pouco mais radical o ciclismo é o esporte perfeito. Além de ser uma ótima atividade de aeróbica ajuda a enrijecer pernas e glúteos. Porém, durante o inverno essa prática demanda um pouco mais de disposição, e algumas medidas devem ser tomadas, como, vestir-se em camadas, o ideal é que você vista pelo menos três peças na parte de cima. Manter um ritmo constante também é importante na hora de praticar a pedalada o ideal é que você comece devagar e vá aumentando aos poucos até achar um ponto de conforto, para evitar a transpiração excessiva, assim, o trabalho de pedalar irá render muito mais.

Mas, muito além de procurar a atividade física que mais combina com você, é importante e necessário cuidar da alimentação, ela deve ser balanceada durante o ano todo e se você não conseguir fugir das armadilhas como sopas gordurosas, chocolate quente, fondue de chocolate, de queijo, excesso de bebidas alcoólicas e outras delícias que fazem muito mal à saúde é bom dar preferência para as receitas mais lights e combinar com exercícios.

Fontes:
minhavida.com.br
dicasdemusculacao.org
revistapilates.com.br