Durante 30 dias, os profissionais ficaram envolvidos no trabalho. Em média, cada imagem demorou cerca de 13 horas para ser finalizada

O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), divulgou, nesta semana, imagens de personagens que tiveram participação durante a Revolução Farroupilha e que foram recriadas por meio de inteligência artificial. A ideia da entidade máxima do tradicionalismo é despertar o interesse das novas gerações e, ao mesmo tempo, manter viva a memória dos chamados “heróis farrapos”.

As sete imagens foram produzidas com a utilização de fotografias existentes em livros e diversos materiais que ainda guardam os momentos das batalhas. O projeto foi liderado pelo tradicionalista Jeandro Garcia, que atualmente é diretor de pesquisa e difusão cultura do Movimento. As imagens, coloridas, foram produzidas pelo designer gráfico, Milton Frank.

Durante 30 dias, os profissionais ficaram envolvidos no trabalho. Em média, cada imagem demorou cerca de 13 horas para ser finalizada. Foram apresentadas as faces de Giuseppe Garibaldi, Bento Gonçalves, Antônio Ribeiro, Dpna Caetana Gonçalves, David Canabarro, Anta Garibaldi e Antônio de Souza Neto.

De todas as imagens colocadas à reprodução pela tecnologia da inteligência artificial, a única que não foi capaz de ser reproduzida é de David Canabarro, já que todo o material existente sobre o líder era de baixa qualidade. Conforme Garcia, parte do desenho precisou ser feito à mão, dentro de programas gráficos, como o photoshop.

Conforme o MTG, a ideia é de que outros personagens da história gaúcha sejam retratados no projeto que tem como título “Vultos Rio-grandenses”. Conforme Garcia, estão previstos retratos com o uso da inteligência artifical de João Cezimbra Jacques, precursor do MTG, Sepé Tiaraju, guerreiro indígena, Júlio de Castilhos, Borges de Medeiros, presidentes do Rio Grande do Sul, Zeca Netto e Honório Lemes da Silva, figuras da Revolução de 1923.

Confira como ficaram as imagens

Fotos: MTG / Divulgação