Apesar da redução no orçamento, prefeitura diz que atividades na área educacional não serão afetadas com a transferência

Um projeto de lei para aporte financeiro de R$ 5 milhões para as obras do Complexo Hospitalar de Saúde de Bento Gonçalves foi apresentado pelo prefeito Diogo Siqueira aos vereadores na quinta-feira, 25. O valor, que atualmente está na área da educação, seria realocado para a pasta da saúde. Segundo a prefeitura, a transferência dos recursos não afetará o andamento dos trabalhos na área educacional.

Durante a reunião, o contador da prefeitura, Alissandro Fontoura realizou a apresentação da proposta que deverá ser enviada à Câmara de Vereadores nos próximos dias. Segundo Fontoura, mesmo com a destinação do valor a outra secretaria, os investimentos na área educacional serão maiores que os registrados em anos anteriores. “A educação não ficará comprometida, os investimentos em educação estão bem maiores do que anos anteriores. Três escolas estão em construção, e outras 30 estão com obras em andamento ou conclusão, com estrutura qualificada para quando retornarem”, garante.

De acordo com Siqueira, com o recurso poderá ser ampliada a estrutura com ala de internação e setor de imagem. “Estamos propondo um aporte de recursos exclusivamente para que possamos concluir o Complexo Hospitalar e ampliar o atendimento oferecido para população. Esse é um trabalho de construção conjunto com o legislativo e agora será passado para que seja debatido e colocado para votação”, comenta o prefeito.

Conforme a secretária de Finanças, Elisiane Schenatto, mesmo com a retomada das atividades nos educandários nas próximas semanas, a realocação do recurso para outra área só foi possível após planejamento e projeção de cenários nos próximos meses. “Todo planejamento foi feito com cenários, que nos permitem tranquilamente aportar esses recursos para construção do Complexo Hospitalar sem prejuízo algum para educação. Mesmo com a retomada das atividades nas próximas semanas”, afirma.

Atualmente, o complexo hospitalar, localizado no bairro Botafogo, junto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Centro de Especialidade em Odontologia e o Laboratório de Patologia e Análises Clínicas, seguem nas obras da segunda etapa de construção do bloco cirúrgico. Aguardam os trâmites licitatórios, a etapa de construção dos elevadores e a reforma da farmácia pública.

Foto: SMS / Divulgação