Em meio a pandemia do Coronavírus, que paralisou o Campeonato Gaúcho por tempo indeterminado, o goleiro do Esportivo, Jonatas Cunegatto, 40 anos, trocou as luvas pelo capacete e deixou o gramado para atuar no canteiro de obras. Por aproximadamente duas semanas, o jogador foi um dos 300 voluntários que já uniram forças para auxiliar na construção de 40 leitos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que serão destinadas para o atendimento de pacientes com Covid-19.


Natural de Santo Ângelo, o goleiro, que se formou na base do Grêmio, teve passagens por diferentes clubes de dentro e fora do estado, como Corinthians, Rio Grande, Juventude, Avenida, São Luiz e Pelotas, antes de vir à Capital do Vinho, em 2019, para defender as cores do alviazul na campanha de acesso para a série A do estadual. Morador do bairro Botafogo, próximo à UPA, o jogador soube por meio de uma postagem nas redes sociais que a Prefeitura de Bento Gonçalves estava pedindo auxílio de voluntários na obra. “Estava em casa desde que o campeonato parou e o Esportivo deu esse tempo para os atletas ficarem em casa. Então, vi um uma foto dos voluntários na obra da UPA no Instagram e o pedido para que mais gente colaborasse. Achei isso muito tocante e comentei com minha esposa que queria ajudar. Ela me apoiou, só disse para eu tomar cuidado com as medidas de segurança para evitar o contágio”, conta.

Jonatas Cunegatto em meio a obra dos leitos


Com a decisão tomada, o goleiro apareceu na construção para conversar com o mestre de obras. No dia seguinte já estava em meio aos outros 40 voluntários. Como nunca tinha trabalhado em construção civil, assumiu as tarefas de assistente, transportando materiais e fazendo a limpeza das áreas de trabalho. “Colaborei por cerca de 14 dais da forma que podia. Como não tinha o conhecimento dos profissionais das áreas de elétrica, hidráulica e pedreiros que estavam lá nestas semanas, eu, como tantos outros, ajudei facilitando o trabalho desse pessoal”, comenta.


Discreto e escondido pela máscara de proteção, o atleta até tentou passar despercebido entre os voluntários. O “disfarce”, porém, não durou muito. No horário do lanche da tarde, quando retirou a máscara para o lanche, foi reconhecido pelo pintor Julião. No começo do ano, na pré-temporada, o Esportivo havia feito um amistoso com um time amador do 8 da Graciema, no qual ele havia atuado como zagueiro. “Julião lembrou na hora do nosso jogo, aí ficamos ali comendo e batendo um papo. Na obra, tinha mais um monte de gente que gostava de futebol, então foi um momento bem bacana. Eles não imaginavam que um jogador estaria ali no meio da rapaziada, pegando no pesado”, relembra.

O goleiro também enaltece o trabalho das voluntárias que faziam e organizavam todas a refeições e estavam “sempre alegres e divertidas”, diz


Uma vez descoberto, as fotos e amizades se intensificaram, e a ação do goleiro ganhou as redes sociais e as manchetes da imprensa até de fora do estado. Embora surpreso com a repercussão e sem querer holofotes, ele diz que fica feliz em ver a história sendo destacada, uma vez que pode servir de inspiração para que outras pessoas sigam seu exemplo. “Acho que em meio à tanta notícia triste, mostrar algo positivo assim é importante, até para reacender a esperança de que passaremos logo por esse momento”, diz.


De volta ao seu apartamento, Cunegatto conta que, apesar das limitações de espaço e da batalha em vencer a mente durante o isolamento, segue treinando como pode. Após arregaçar as mangas para auxiliar a população, não vê a hora de voltar a colocar as luvas para trazer novas alegrias ao torcedor. “Estamos esperando para ver o que acontecerá. Não é fácil ficar tanto tempo sem atuar, ainda mais nesse momento que o clube vinha tão bem. Torcemos para que o campeonato tenha sequência e finalize, principalmente pelo comprometimento que jogadores, diretoria e todos funcionários do clube estavam tendo”, finaliza.

O voluntariado também trouxe amigos; na foto, o goleiro posa com Jair, um dos principais responsáveis pela obra e também, segundo Cunegatto, uma “das pessoas mais sensacionais” que ele já conheceu

Siga o exemplo

Com oito dos 40 leitos já entregues, as obras da UPA Botafogo estão 80% entregues, mas seguem aceitando voluntários. Interessados podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde.

Cunegatto em comemoração após o vice-campeonato e a garantia do acesso ao Gaúchão, em 2019