Mesmo faltando pouco mais de dois anos para o fim do processo cadastral, até o momento, apenas 53,71% dos mais de 89 mil eleitores bento-gonçalvenses realizaram o procedimento obrigatório junto ao Cartório Eleitoral de Bento Gonçalves. Conforme a Justiça Eleitoral, a meta é alcançar, ainda este ano, cerca de 70% do eleitorado.

Dos 89.109 cidadãos com título eleitoral habilitado na cidade, até o momento, 47.864 realizaram o procedimento. Para agilizar o trabalho, os eleitores podem agendar atendimento pelo site ou comparecer diretamente no Cartório Eleitoral munido de documento com foto, comprovante de endereço e CPF. Mesmo os eleitores que não são obrigados a votar, caso daqueles com mais de 70 anos, precisam realizar a biometria – o voto, no entanto, permanecerá facultativo.

O cadastramento deve ser feito o quanto antes porque em determinadas épocas do ano o serviço fica indisponível, o que acarreta em filas no cartório nos períodos próximos às eleições – no ano que vem, haverá eleições municipais.

Além disso, quem não fizer a biometria terá o título cancelado e pode ter o CPF também cancelado, já que o sistema da Receita Federal é interligado ao da Justiça Eleitoral. Com o título cancelado, entre outros problemas, os eleitores não poderão confeccionar passaporte, participar de concursos públicos e solicitar financiamento a bancos mantidos pelo governo. Caso percam o CPF, o eleitor fica impedido de abrir crediário em loja e de abrir conta-corrente ou poupança em banco, podendo, inclusive, não receber aposentadoria.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3451.8688. O Cartório Eleitoral fica na Rua Goés Monteiro, 91, no bairro São Francisco e atende das 10h às 17h.

Foto: Reprodução