Mesmo que inúmeros hábitos tenham se transformado, o anseio por assistir grandes estreias da maneira tradicional continua e o público retornou às bilheterias

Por conta do avanço da vacinação contra a covid-19 em todo o município, além da retirada da obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços fechados e abertos, o cidadão bento-gonçalvense passa a frequentar mais ambientes com grandes movimentações. O setor de serviço, um dos mais prejudicados financeiramente pela pandemia, retorna gradualmente com shows, apresentações e o cinema.

Depois de 14 meses com as portas fechadas e impossibilitado de exibir grandes títulos nas telonas, desde novembro de 2021, o cinema de Bento Gonçalves foi autorizado a operar com capacidade máxima. Mesmo que inúmeros hábitos tenham se transformado com a pandemia, o anseio por assistir grandes estreias da maneira tradicional continua e o público retornou às bilheterias.

Dificuldades impostas pela pandemia

A proprietária do Movie Arte Cinemas, Roberta Gorniski, relembra com pesar sobre o longo período em que ficou impossibilitada de trabalhar. “Com muitos compromissos, equipamentos para fazer manutenção e zero faturamento. Equipe ainda contratada, fornecedores, shopping, entre outras coisas”, conta.

A sala 3 do Movie Arte Shopping Bento foi recentemente reformada e aberta ao público
Foto: Suelen Martins

O motivo para ter conseguido manter as portas abertas, sem desistir, foi a possibilidade de negociação das despesas, pois os pagamentos precisaram ser suspensos. Uma grande parte dos fornecedores esperou o retorno do público para seguir com os trabalhos. “Me mantive, eu, pessoa física, com apoio familiar e na expectativa de que quando retornássemos, devido ao público ter ficado tanto tempo em casa, iria estar precisando sair, prestigiar o cinema. Até porque a gente estava acumulando muitas estreias e títulos esperados. Me mantive de pé esperando que isso acontecesse, que no retorno todo mundo estivesse ansioso para voltar”, relata.

Um dos piores prejuízos do período foi a perda de equipamentos devido à inatividade. “Tivemos que fazer um grande esforço e investimento para abrir as portas novamente. A gente perdeu placas, que são ferramentas tecnológicas. Estamos reabrindo as salas aos poucos, até porque eram dispositivos e peças que não tinha no Brasil em estoque, precisamos importar”, salienta Roberta.

Após a vacinação

Quando retornaram às atividades, a empresária destaca que a população já estava se vacinando com a segunda dose. “Assim que voltamos com 40% da capacidade, a gente esgotava. A partir do momento que nós reabrimos, o pessoal não teve medo. Exibimos com filmes bons, como ‘Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio’ e ‘Venom: Tempo de Carnificina’”, menciona. Quando estreou ‘Homem-Aranha: Sem Volta para Casa’, o Movie Arte já podia vender ingressos para 100% das poltronas disponíveis, que em diversas sessões estiveram totalmente ocupadas.

Nem mesmo a mudança de hábitos foi capaz de frear a quantidade de frequentadores. “Aumentou, o pessoal está muito sedento e ansioso por entretenimento. Nós ainda temos, no retorno, a renovação de público, porque as crianças que antes da pandemia não tinham idade para ir ao cinema, estão frequentando. Estamos sempre nos recebendo crianças vindo pela primeira vez”, realça.

As expectativas para os próximos meses seguem sendo boas. “Temos filmes acumulados, este ano vem um título melhor que o outro. Agora a gente está com ‘Doutor Estranho no Multiverso da Loucura’, entra na sequência o ‘Top Gun: Maverick’, depois vem ‘Jurassic World: Domínio’, ‘O Telefone Preto’ e, para as férias, vai ter ‘Minions 2: A Origem de Gru’. Também vai ser possível assistir ‘Black Adam’ (Adão Negro), ‘Thor: Amor e Trovão’ para julho, ‘Gato de Botas 2: O Último Pedido’ e ‘Lightyear’. Só estreias boas”, finaliza Roberta.

O Movie Arte Cinemas tem filiais nos Shoppings Bento e L’América, além de unidades em Nova Prata e Erechim. Para realizar a compra de ingresso e verificar horários dos filmes que estão em cartaz, pode ser acessado o site www.moviearte.com.br.

Foto em destaque: Divulgação