Escrever para a mulher sob o ponto de vista de todos os universos é muito difícil. Cada contexto gera um texto. É diferente, por exemplo, o olhar em relação às “culturas” onde os genitais femininos são mutilados, das que respeitam a feminilidade. Então ancoro a palavra por aqui, sem navegar mar a dentro… Se bem que não há porto tão seguro nesta praia, que não possa despertar controvérsias contundentes. Vejam o caso da atriz e escritora Fernanda Torres, cujo texto publicado no Jornal Folha de São Paulo provocou a ira de feministas, que a trucidaram nas redes sociais. Bobagem a meu ver. Faltou reflexão e sobrou extremismo. Mas vamos ao que hoje me propus: dar voz a nossas iguais, que têm o grito preso. É hora de abrir a garganta:

“Quero cumprimentar a todas as mulheres pelo dia dedicado a elas, mulheres trabalhadoras, mães ou não, lutadoras, honestas e generosas. Cumprimentar as mulheres que abraçam os problemas e desavenças na sua família,todos os dias e que sabem e estão conscientes do seu papel na sociedade. A mulher que encantou o Santo Papa, a mulher que namorou o ex Presidente, a mulher do lixeiro, a mulher do pizzaiolo, a separada, a viúva e a solteira… a mulher que carrega dentro de si o amor incondicional. Não posso parabenizar aquelas mulheres dissimuladas, desonestas, que compactuam com o roubo e falcatruas de seus maridos, amantes e companheiros… Não cumprimento as Mônicas, as Marisas, as Cláudias…, que fingem não saber da crise da saúde pública, da falta de remédios, da falta de tratamento para os doentes de câncer e das crianças sem infância, desnutridas e marginalizadas, que fingem não saber que a fortuna de seus companheiros triplicam misteriosamente, como num passe de mágica e que se beneficiam e tiram proveito do dinheiro público. Nota zero àquelas mulheres que são parceiras no roubo, parceiras nas contas bancárias no exterior, parceiras em emprestar o nome na compra de imóveis luxuosos e parceiras na corrupção. Aqui vai meu repúdio e indignação a vocês mulheres parceiras na corrupção do meu país. Desejo que o espinho da rosa que hoje receberem, espete fundo seus corações, para que despertem para a justiça” (Vera dos Santos).

“Você, mulher, que se acha frágil, saiba que sua força é muito grande. Nos momentos difíceis, é você que se ergue em meio às cinzas, tal qual a fênix, e sustenta em seus ombros os fardos com coragem e suavidade” (Liana dos Santos).

“Meu conselho para as mulheres é que se mantenham sempre informadas, independentemente do trabalho que exercem. O conhecimento salva e ninguém pode usurpá-lo. Mas, antes de tudo, colocar a família como prioridade e nunca usar relacionamentos como suportes emocionais.” (Rosemari Dall’agnol).

“Tenho fases, como a lua /Fases de andar escondida/fases de vir para a rua… /Perdição da minha vida!/Perdição da vida minha!/Tenho fases de ser tua/tenho outras de ser sozinha… /No dia de alguém ser meu/não é dia de eu ser sua…/E, quando chega esse dia/o outro desapareceu…” (Cecília Meireles)