Unidades de Saúde abrem neste sábado, 18, para vacinação em todo o Brasil. O Ministério da Saúde convocou 11 milhões de crianças de um a menores de cinco anos contra a poliomielite e o sarampo até 31 de agosto

Sábado também é dia de vacinação! Por isso, todas as crianças de um a menores de cinco anos devem buscar os mais de 36 mil postos de vacinação para receber a vacina contra a poliomielite e o sarampo. As unidades de saúde realizam o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo. Pais e responsáveis devem levar as crianças independente da situação vacinal anterior, já que neste ano a campanha é indiscriminada. A expectativa é vacinar mais de 11 milhões de crianças até 31 de agosto.

Ao participar da mobilização na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Cidade Nova, em Demerval Lobão, no Piauí, o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, ressaltou que a garantia de que doenças já eliminadas não voltem ao Brasil é a vacinação. “Esse é um movimento de todos, um trabalho de todos para proteger as nossas crianças. O município de Demerval Lobão, aqui no Piauí, já tinha, antes da data de hoje, que é o Dia D da Vacinação, mais de 50% das crianças vacinadas, o que é muito importante”, ressaltou.

Para a poliomielite, as crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina serão vacinadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a gotinha (Vacina Oral Poliomielite – VOP). Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias, que não necessitam de uma nova dose.

Até o momento, mais de 9 milhões de doses das vacinas contra a pólio foram aplicadas em crianças de todo o país. Contra o sarampo, foram 4,5 milhões, o que corresponde a cerca de 40% do público-alvo para cada uma das vacinas.

O ministro da Saúde agradeceu o apoio de toda sociedade para atingir a meta de vacinar, pelo menos 95% das crianças de um a menores de cinco anos contra a pólio e o sarampo. “Nossa expectativa é fechar o dia com 60% das crianças de todo o Brasil devidamente vacinadas”, completou o ministro. Os serviços de saúde têm até 15 dias, após o final da campanha, para inserir no sistema as informações das doses aplicadas.

O Ministério da Saúde oferta todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ao todo, são 19 para combater mais de 20 doenças, em todas as faixas etárias. Por ano, são cerca de 300 milhões de doses de imunobiológicos distribuídos em todo o país.

Fonte: Agência Saúde