MIREM-SE NO EXEMPLO

A gastronomia, num município turístico como o nosso, é cara pois é nivelada por um poder aquisitivo superior, pessoas em negócios, ou fazendo turismo, ou em férias sonhadas com o que inclusive os serviços qualificados também custam caro. Tem um lugar com o qual eu me identifico muito, é como se eu tivesse nascido ali, é o DI PAOLO, tanto o da PIPA quanto o de GARIBALDI. O cenário é encantador, compete com os mais acolhedores restaurantes do mundo, não mexeria, não acrescentaria, não faria nada diferente, quer dizer, tem uma coisa que eu faria no de Garibaldi, aquela foto do Nono Giusepe, que está colocada no canto, eu colocaria no centro da parede que está à direita da foto, ficaria perfeito, quer dizer, mais do que perfeito. Bem, agreguem ao cenário estupendo, em que está anexado inclusive um documentário fotográfico da história familiar, lhe dando um caráter tipicamente italiano; agreguem a capacitação dos profissionais de atendimento, cordiais , solícitos, atenciosos, qualificados; agreguem, por fim, a culinária italiana, típica, servida a moda DI PAOLO, você come o que quiser, quanto quiser e por quanto tempo quiser, atrações inclusive da gurizada e dos jovens que sonham com o DI PAOLO, e minha também, o formaggio, a polenta brustolada e frita, o galeto, a massa. O BENEFÍCIO, para quem é bom de garfo, é elevado. Tudo isso explica o sucesso da rede DI PAOLO nas suas mais de 20 casas localizadas no RS, SC, SP e PR.

A TRAJETÓRIA DE VIDA

A história de PAULO GEREMIA, o grande mestre do empreendedorismo gastronômico, se confunde com a história da imigração italiana. Ele ainda não se desvencilhou, não tem porque fazê-lo, do linguajar Italo-Brasileiro, sua formação, seus ensinamentos básicos e de seus 14 irmãos, vieram da roça, lá em Dois Lajeados ao lado de GUAPORÉ, onde a família chegou capitaneada pelo avô GIUSEPE e avó MARGARIDA. Saíram de PADOVA e VICENZA, Itália, embarcaram em GENOVA e chegaram no RIO DE JANEIRO em novembro de 1891. A partir daí, mula, vaca, boi, carroça, tudo que foi possível utilizaram, e vieram para o Rio Grande do Sul. Foi uma epopeia, presumo, inclusive para atravessar o Rio das Antas e ir para DOIS LAJEADOS. Por mais que se queira imaginar, por mais que se tenha lido, por mais que se tenha escrito sobre isso, jamais se saberá sobre a saga enfrentada pelos imigrantes e que nos propiciou essa riqueza cultural, social e econômica na qual estamos todos envolvidos e propiciando encantamentos. Assim como, daqui a muitos anos, se perderá no tempo, a história de quem e como construiu a nova e esplendorosa Bento. Se mostrarmos para a maioria de nossos líderes e jovens, a Galeria do Ex-Prefeitos, a Galeria dos Ex-Presidentes do CIC, ninguém saberá dizer muito sobre eles e o DR. GOOGLE, nada dirá mais do que identificá-los. Nossa história parece perdida, porém, isso não a faz menos rica.

HISTÓRIA IMORTALIZADA

A “máfia” gastronômica DI PAOLO comandada pelo “capo dei capi” Paulo Geremia

Com sua personalidade mesclada com cordialidade, humildade, reconhecimento, solidariedade, PAULO GEREMIA juntou as pontas e reuniu um rico acervo histórico e fotográfico, familiar e profissional, registrado no LIVRO DI PAOLO 30 ANOS, obra de luxo de apresentação com fundamentação filosófica; com rica história de narrativa e fotográfica; com todos os méritos depositados a origem familiar, sua trajetória de vida e a sua equipe de sócios e colaboradores, tudo fundamentado nos preceitos de servir as pessoas, trabalhando com pessoas, ensinando pessoas e inspirando o crescimento juntos. O lançamento da obra seguiu um projeto regional. Uniu também as lideranças mais expressivas de Bento e Garibaldi, no DI PAOLO GARIBALDI, pessoas que fazem a diferença na vida dos GEREMIA, entre os quais convidados como Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Alexandre Postal, e o Deputado Pepe Vargas, ambos ouvidores e incentivadores das iniciativas de PAULO no sentido de valorizar a cultura e importância histórica da gastronomia italiana. Foi um momento marcante, não faltou muita emoção, muitas manifestações de reconhecimento, aplausos e solidariedade, parecia que os que estavam ali eram todos irmãos, uma verdadeira confraria. Dediquei esta quinta-feira pela manhã para examinar toda a obra, rica em seu conteúdo e apresentação, é um CASE DE SUCESSO, é um orgulho para todos nós que nos espelhamos em lideranças que conduzem e saboreiam seu sucesso com humildade, alimentando a relação com os amigos e criando uma cadeia de admiradores que não só gostam como se orgulham do DI PAOLO e dos objetivos e projetos de vida alcançados pelos irmãos GEREMIA, alicerçados também pela equipe de sócios e colaboradores.

O livro, rico em apresentação e conteúdo

AINDA SOBRE A ESCOLA DO ZATT

Colhi observações. Tanto os Presidentes do CIC, MOVERGS, e os ícones de instituições educacionais não assumiram posição de honra, não sei se era o caso. Chegaram rápido, discretamente posicionados, sumiram rápido. Era também uma festa política, muitos Vereadores, muitos Secretários. Protocolo bem feito, pronunciamento de bom tamanho e significado, com o Prefeito emotivo e orgulhoso. As conversas políticas giravam em torno de “trazer o PDT” para a base política do prefeito Diogo candidato; da tensão que está se criando em torno de um possível “tumulto eleitoral”, inclusive com a participação de Paulo Caleffi, Alcindo Gabrielli e Rafael Pasqualotto, no pleito. Não vi uma foto emoldurada de Jauri com um pequeno currículo indexado, a referência se resumiu na placa. Seria interessante que constasse: “Atleta do Esportivo, Líder Político e Educacional”. Ao caminhar em direção ao meu carro, olhei para trás, fiz um comparativo no passado e no presente, me lembrei dos slogans do Darcy Pozza “o progresso se faz fazendo”, e da Marijane Paese “o caminho se faz caminhando”. Já os meus são: “DO IT” (faça) e, “PENSOU, TÁ FEITO”. Quais são os seus princípios? Se não tiver dê um jeito de ter.

CURTAS E PODEROSAS

  • UCS – Campus Bento abriga 300 alunos da rede municipal de ensino em tempo integral. “Abrigaria mais se tivesse espaço físico” disse o SUB-REITOR FABIANO LARENTIS. Outra notícia boa “a UCS voltou a analisar a possibilidade de ceder a Bento uma cadeira diretiva na Universidade. Promessa feita há muitos anos e até agora não cumprida. Renasceu a esperança.
  • Marijane Paese não sossega “e nem acho que deva”. Notícias vindas de Pinto Bandeira dão conta de que ela será sucessora do Prefeito Hadair Ferrari. E outras notícias dão conta de que ela poderá vir a ser, no futuro, Presidente do Conselho da Cooperativa Vinícola Aurora. Não duvido de nada!
  • Pesquisa da QUAEST apontou que 44% dos brasileiros desaprovaram e 40% aprovaram a atuação de SERGIO MORO na LAVA JATO. Dois mil brasileiros foram ouvidos e homens e jovens (de 16 a 34 anos) são os que mais aprovam, 46%. Entre as mulheres, 35% aprovam e 44% desaprovam o senador que, não vende lá muita simpatia, mas sim, muita severidade, o que deve ter influenciado na votação.
  • Em São Paulo, mulher de 33 anos, foi fritar um ovo e antes, quebrou um ovo num copo que estava molhado, para testar a qualidade. Ao colocar o ovo na frigideira quente a água entrou em contato com o óleo e explodiu, queimando o rosto, a camiseta e o sutiã de amamentação. Depois de 10 dias agonizando com queimaduras graves, ela morreu. Água e óleo não se misturam, provocam uma explosão e o óleo incendeia. É bom saber, cuidado com isso.
  • Mais pesquisa: brasileiros escolheram carros, pela beleza, a beleza interior também é levada em conta. Foram ouvidos 17 mil consumidores brasileiros. Conheci uma senhora que trocava de carro todos os anos e escolhia aquele que tinha a “bunda mais bonita”. Tem sentido!
  • Safra de soja deve ser a maior da história de RS. Benedeta chuva em muita coisa ela ajudou. Não te dá vontade de ser um produtor de soja?
  • MULHERES tem cargos de liderança em 34% dos agronegócios brasileiros. Segundo o SEBRAE cerca de 10% das mulheres empreendedoras do estado iniciam no empreendedorismo para dar seguimento no negócio da família.
  • Agora estão apostando no cão farejador FURIA para localizar e recapturar os dois fugitivos do presídio de MOSSORÓ. O cão, um Pastor Belga, tem um currículo extenso e é considerado especialista em recaptura humana. Que as canelas dos fugitivos Deibson e Rogério, cujas buscas já deram 21 dias, se preparem!
  • O RS tem 13,4% das mulheres casadas fora do mercado de trabalho em razão das atividades domésticas. Não escapa nada dos estatísticos!
  • A ITÁLIA tá analisando e vai decidir: cidadania italiana só até bisnetos e a proposta determina que os requerentes saibam falar italiano, nem que seja, talvez, um “Dio santo”, essas coisas. Sim, porque tem carioca falando carioquês e querendo cidadania italiana. No, no cosi non dá!
  • Vai viajar sozinho(a), vá para o Rio de Janeiro, é para onde os “sozinhos” estão indo.
  • Um paciente alemão tomou, contra recomendação médica, 217 vacinas contra o COVID. Ele deve ter um chips solto!
  • Uma mulher morta a cada 6 horas, no Brasil em 2023. Metade dos feminicídios foram cometidos com arma de fogo.
  • Em CURITIBA, polícia encontrou 3 milhões de dólares (17 milhões de reais) escondidos na parede de uma casa. Aprenderam com o PABLO SCOBAR?