Abafa a crise

Uma pesquisa encomendada pela Promob Software Solutions ao Inteligência de Mercado (IEMI), cujos dados foram apresentados na última semana, apontou que entre as centenas de consumidores de todo o território nacional consultados, 81% pretendem comprar móveis ou colchões nas próximas semanas ou ainda este ano. Mesmo com o impacto da pandemia, quase metade dos consultados disseram se sentirem motivados a efetuar a compra caso encontrem descontos relevantes. Entre os consultados que afirmam que irão comprar móveis, 48% pretendem efetuar a compra pela internet. O número sobe para 51% entre os que desejam comprar colchões. Interessante ressaltar que, entre todos, 38% deverão voltar a comprar em lojas físicas quando a pandemia acabar. Os demais, dizem que terão seus hábitos de consumo modificados.

O cenário do setor moveleiro

A presidente da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), Maristela Cusin Longhi, acredita ser difícil fazer projeções num momento como este. A convicção dos empresários do setor é de que as pessoas, o mercado, as indústrias, o varejo, a economia, os relacionamentos, nada mais será como antes. Maristela afirma que o momento é de controlar a pandemia e conter os danos econômicos sobre as populações e os países. “São novos problemas, novos desafios. Esperamos que esta pandemia desacelere o mais rápido possível e possamos voltar à normalidade após julho. Mas hoje, tudo são apenas suposições”, afirma a dirigente. De qualquer forma, a Presidente crê que as empresas que atendem com e-commerce e marketplace, por exemplo, estão conseguindo se manter com mais equilíbrio.

De junho para outubro

Mais um tradicional evento que seria realizado em junho, entre os dias 2 e 5, foi transferido para o período de 13 a 16 de outubro. É o 10º Brazil Wine Challenge, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). Devido à mudança, prazo para importadoras e vinícolas do mundo todo inscreverem suas amostras foi estendido até 15 de agosto. A expectativa da ABE é superar as 611 amostras de 18 países da edição anterior. O concurso é o único no Brasil credenciado pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e pela União Internacional de Enólogos (UIOE). Mais informações no site www.brazilwinechallenge.com.br.

Avanço no calendário

Semanalmente, os dirigentes de entidades promotoras das feiras e os coordenadores dos eventos têm se reunido com a diretoria da Fundaparque a fim de definir as datas de suas realizações, uma vez que todos os que estavam marcados para o primeiro semestre foram adiados. Exemplos são as maiores feiras, como Movelsul, cuja montagem havia sido concluída quando a pandemia do novo coronavírus chegou a Bento Gonçalves; Envase Brasil; ExpoBento/Fenavinho, além de outros eventos técnicos de menor porte. O grupo se reuniu na segunda-feira e novo encontro foi marcado para amanhã. O que se sabe até o momento é que as reuniões estão sendo bem produtivas e que a ideia é a construção de uma agenda coletiva que atenda todas as feiras. A Fiema Brasil definiu nova data no momento do adiamento, ao passo em que a Wine South America, marcada para setembro, também está no grupo que trabalha em cima do novo calendário.

Preocupação na agricultura

Em reunião online dos integrantes da Comissão Interestadual da Uva realizada na manhã desta terça, inúmeros assuntos que preocupam o setor agrícola foram debatidos. Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cedenir Postal, o problema da estiagem que tanto atormenta os agricultores passou a ser secundário diante da pandemia do novo coronavírus. “Os prejuízos com o corona estão sendo muito maiores do que com a falta de chuva. A perda de 15 a 20% no volume de produção de uvas foi superada pela qualidade do produto”, afirma o dirigente. Porém, segundo ele, agora ainda surgem outras aflições. “Temos conhecimento de que algumas indústrias vinícolas estão com dificuldade para comercializar seus produtos. Como será o pagamento dos produtores?”, indaga Postal. Ele afirma ainda que os produtores estão preocupados com a diminuição nas vendas de hortaliças e com a demora nas análises e concessões dos benefícios por parte do INSS, em andamento desde meados de 2019.

Prazo prorrogado

O Sindicato Empresarial da Gastronomia e Hotelaria (SEGH) prorrogou até 22 de maio o prazo para envio de referências, fotos, receitas e outras informações para o Livro da Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho. O material pode ser enviado para [email protected]. Ajude a contar essa história!