Os movimentos migratórios que, tanto no passado como no presente, levam ao deslocamento de milhares de pessoas, populações inteiras, às vezes, são sempre fenômenos complexos que envolvem fatores econômicos, ecológicos, sociais e culturais. Para aquele que se estabeleceu no novo lugar de residência, a terra que o acolhe é de esperança…

A comemoração dos 140 anos da chegada dos imigrantes no Rio Grande do Sul é um momento oportuno para deixar de lado os ufanismos étnicos e as narrativas lineares e simplísticas, para tentar entender o fenômeno migratório em sua complexidade que nos revela as contradições do passado que continuam a tensionar os processos sociais do presente.

Cabe lembrar que o fator principal que trouxe os imigrantes para o Rio Grande do Sul foi o econômico. As transformações na agricultura e na indústria que lá aconteceram, criaram um excedente de mão de obra impossível de ser assimilada e que, para evitar as tensões sociais foi “exportar os imigrantes para as Américas”.

Os imigrantes que ali chegaram eram em sua grande maioria, os sobrantes da nova realidade econômica italiana. A transformação econômica da Itália foi possível graças à ação da nova classe dirigente que, com a unificação da Itália, assumiu o Poder extinguindo os Estados Pontifícios e afastando o Papa e o clero do centro do Poder.

Em outras palavras, os imigrantes que aqui chegaram vieram marcados pelas tensões econômicas, políticas e sociais da Itália. E, para que a situação se tornasse ainda mais complexas para os imigrantes, o Brasil que os acolheu também estava passando por profundas transformações.

A nova classe social ligada à cultura do café, à fraca industrialização e ao comércio exportador impulsionava o fim da Monarquia e do predomínio da antiga nobreza. A Proclamação da República significou não apenas a queda de um rei, mas uma mudança na estrutura econômica brasileira e a subida de uma nova classe política ao poder. A nova elite republicana, educada dentro dos preceitos do positivismo, vê na Igreja e na religião um atraso para o progresso que pretende implantar na sociedade brasileira. A instalação dos imigrantes no Rio Grande do Sul dá-se neste momento de tensa transformação da sociedade brasileira.

A educação, como um dos espaços privilegiados para a consolidação de um projeto social, foi também um espaço de disputa entre vários fatores sociais daquele momento histórico. Podemos afirmar que, na região de colonização Italiana, conviveram com tensões que disputavam entre si as mentes e os corações dos jovens filhos dos imigrantes.

Hoje, vivemos em festa de comemorações dos 140 anos, mas o inicio de grandes desafios.