Esta frase é emblemática: “Bento Gonçalves, Capital Brasileira do Vinho, essa semana, se tornou a Capita Mundial do Vinho” declarou o diretor-geral da OIV, o francês Jean-Marie Aurand. O Brasil recebeu, pela primeira vez, o principal encontro vitivinícola do mundo, o Congresso Mundial da Vinha e do Vinho. De domingo, 23 de outubro até o dia 28, Bento Gonçalves foi palco da 39ª edição da conferência anual promovida pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), que reúne 47 países membros. Os 536 participantes de 32 nacionalidades se reuniram para as sessões científicas no Centro de Convenções do Dall’Onder Grande Hotel. O tema Vitivinicultura: avanços tecnológicos frente aos desafios do mercado pautou as discussões transcorridas através dos 351 trabalhos apresentados nas áreas de viticultura, enologia, economia e direito e segurança e saúde. Os congressistas também circularam pela região por meio de atividades artísticas e de visitas técnicas nas vinícolas e no centro de pesquisa da Embrapa Uva e Vinho. Esse evento colocou Bento Gonçalves, definitivamente, no mapa vitivinícola mundial, para orgulho de todos nós.

Mas, não dá para esquecer, diante de um evento dessa magnitude, que o governo do Estado está, novamente, parcelando o salário dos servidores. Claro que só dos funcionários do Executivo estão sendo parcelados. Legislativo e judiciário estão recebendo normalmente, apesar de ser dos nossos impostos a origem de todo o dinheiro arrecadado. E ninguém desconhece as dificuldades por que passam os funcionários públicos que recebem os menores salários, como a maioria dos professores e membros de menor patente da brigada militar. Estas duas categorias são de representatividade ímpar para toda a população. Quero juntar-me a todos os milhões que se solidarizam com elas. Dentre as coisas nossas, não podemos ignorar, também, o caos em que está transformado o nosso trânsito.

E pelo que se constata, sem nenhum indício de mudanças profundas, radicais e com muito ranger de dentes, que é o que se necessita. Tomemos como exemplo o que está acontecendo na área que envolve as ruas Marechal Floriano, General Osório e Marechal Deodoro. Colocaram um semáforo ali, inclusive para pedestres. Solucionado o problema de pedestres. Mas, a maioria dos carros que entram na rua Marechal Floriano, oriundos da rua General Osório ou dela mesma, querem seguir pela Marechal Deodoro, encontrando-se com os que a essa acessam pela rua Saldanha Marinho. Eis aí a receita perfeita para o entupimento de todas essas ruas. Algo está sendo feito, meu caro Secretário Mesquita? Se sim, é necessário agilizar. Se não, bem, aí ajoelhemos e comecemos a chorar juntos. E há muitos outros problemas precisando de solução. Também são “coisas nossas” e merecerão comentários. Para finalizar, penso que o Posto localizado na saída para Caxias, à direito do acesso ao distrito industrial, que está comercializando gasolina comum a R$ 3,399 e aditivada a R$ 3,499 deve ser prestigiado. Abasteço lá e a gasolina é boa.