Inspiradora! Esta é a palavra que define a história de Cláudia Regina Gonçalves Vicente Ferreira. Descrita pelos amigos e familiares como uma pessoa forte, determinada, organizada e engraçada, Cláudia nasceu no interior de São Paulo, mas viveu até os 19 anos no interior do Rio de Janeiro. Teve uma infância tranquila, cheia de amor e cuidados. Estudiosa, aos 17 anos ela já havia concluído o magistério e lecionava em escola pública e privada. Assim que concluiu o curso de Pedagogia (Administração Escolar e Licenciatura Plena), seguiu especializando-se, pós graduou-se em Pedagogia Empresarial e recentemente realizou MBA em Gestão de Pessoas, dando sequência a sua vida profissional em grandes empresas, como o Jornal O Globo e a Fundação Getúlio Vargas. Foi neste período que conheceu o homem de sua vida, o atual comandante do 6° Batalhão de Comunicação de Bento Gonçalves, Alexander Eduardo Vicente Ferreira. “Assim que nos casamos, comecei a minha vida de cigana. A cada dois anos estávamos morando em uma cidade diferente”, conta, sempre com sorrisos, a dedicada esposa. Apesar das andanças, Cláudia sempre se manteve em atividade.

Em 2001, nasceu o fruto do amor do casal: o filho Carlos Eduardo chegou para mudar suas vidas. Logo no primeiro ano, Cláudia notou que havia algo diferente com Cadu. Depois de muitas consultas, ele foi diagnosticado com a Síndrome do X-Frágil, que causa deficiências cognitivas. “Neste mesmo momento procuramos profissionais capacitados para atendê-lo, sempre buscando alternativas para melhor qualidade de vida do nosso filho”, explica. “Graças a ele, nossas vidas tiveram outro sentido, outro propósito, e hoje direcionamos nossos esforços para ajudar outras pessoas”, complementa a mãe.

Prova disso é o trabalho que ela vem desenvolvendo desde que chegou a Bento Gonçalves. Atuando como coordenadora pedagógica na Secretaria de Educação da cidade, Cláudia foi responsável pelo desenvolvimento e coordenação do projeto da Escola de Tempo Integral, localizada no bairro São Roque. “Após meses de muito trabalho com uma equipe de profissionais muito competentes, a escola foi inaugurada em outubro de 2014 e tem como proposta a participação integral do educando, buscando possibilidades que aumentem seu potencial de aprendizagem. Compreende a formação de um indivíduo crítico e preparado para o mundo do trabalho”, esclarece.

Além disso, Cláudia foi convidada a participar da reestruturação da Associação Pró-Autista Conquistar que, para ela, foi mais uma realização. “Poder, direta ou indiretamente, ajudar tantas famílias, preencheu meu coração”, emociona-se. “Inserimos uma rotina na vida dessas pessoas, com atendimentos técnico-terapêuticos a 16 adultos com autismo, e também atividades específicas que irão desenvolver a autonomia de cada um. Além de profissional trago minha experiência de vida como mãe”, expõe.

Em meio às atribulações da vida, Cláudia é notoriamente uma mulher que soube fazer a diferença em uma sociedade carente de cuidados. Simples e de uma simpatia radiante, ela finaliza: “Quem quer fazer, encontra um jeito. Quem não quer uma desculpa. Menos teme os desafios, aquela que mais vezes os vence”.