A Hérnia de Disco é uma patologia muito comum e que causa dor intensa e grande incapacidade funcional. Quando não há melhora em aproximadamente 60 dias, a cirurgia está indicada, porém os pacientes em geral têm receio de realizar o procedimento em virtude dos riscos. Em alguns casos é possível, em pacientes selecionados e com maiores problemas clínicos, realizá-la com anestesia local e sedação, desta forma o paciente dorme e não sente dor, mas respira espontaneamente.

De acordo com o Dr. Orlando Righesso Neto, Cirurgião de Coluna, é importante salientar que a cirurgia é a mesma, ou seja, o procedimento cirúrgico de retirada da Hérnia de Disco é realizado através da técnica tradicional, somente a anestesia é aplicada de forma diferente. “Os cuidados com o paciente são os mesmos, porém é necessário entender que ele permanecerá consciente durante o procedimento”, explica.

Segundo Righesso, esta forma de conduzir a cirurgia é nova e moderna. “No passado esta cirurgia era realizada sob anestesia geral e com grande incisão (10 cm), necessitando internação hospitalar por vários dias e uma recuperação pós-operatória bastante prolongada. Atualmente, com a evolução da técnica cirúrgica e anestésica, pode até ser realizada ambulatoriamente, com pequena incisão (2 cm) e o retorno às atividades é quase que imediato”, salienta.

Ele acredita que está se entrando em uma nova era da cirurgia de hérnia de disco e quem será muito beneficiado serão os pacientes, para os quais devemos sempre procurar amenizar os sofrimentos.

Quem passou pelo procedimento relata o retorno imediato da cirurgia e uma recuperação tranquila. “Depois de 24h do procedimento minha mãe estava liberada. Durante a cirurgia ela ficou acordada o tempo todo e não sentiu maiores desconfortos. A cirurgia não impediu que se realizassem os movimentos necessários do dia a dia e a rotina foi tranquila. É algo que surpreendeu positivamente, pois é um procedimento rápido e os curativos e cuidados essenciais são realizados em casa”, lembra a filha da paciente que passou pelo procedimento.

Dr. Orlando Righesso Neto