A edição de 2021 do Festival do Audiovisual da Serra Gaúcha – CineSerra bateu novo recorde no número de inscrições. Ao todo, foram 131 trabalhos inscritos, seis a mais do que na edição passada. Com o crescimento, o evento passa a ser um dos mais importantes do gênero na região sul do Brasil. Marcado para ocorrer de 12 a 27 de junho, o festival acontece em Caxias do Sul e pelo menos outras nove cidades, incluindo Bento Gonçalves.

De acordo com os organizadores, na etapa estadual, a categoria ficção teve o maior número de inscritos: 30. Já na fase local, os videoclipes é que apresentaram maior participação: 26 produções. Segundo as informações, 86% dos trabalhos foram produzidos ou finalizados depois de março do ano passado, ou seja, durante o período de pandemia. Apenas 14% conseguiu finalizar suas obras antes da covid-19.

No total, foram 73 inscritos para o certame Estadual, sendo 30 projetos de ficção, 22 videoclipes e 21 documentários. No certame regional, foram 26 videoclipes, 17 ficções e seis documentários. No certame de Webséries, foram inscritas nove no total, sendo sete ficcionais e duas não-ficcionais.  

Além de Caxias do Sul e Bento Gonçalves, o Cineserra contará também com exibições em Porto Alegre, Torres, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Flores da Cunha, Garibaldi e Cotiporã. O Festival premiará o Melhor Filme de Ficção, Melhor Documentário, Direção, Roteiro, Fotografia, Direção de Arte, Edição, Trilha Sonora, Ator, Atriz e Desenho de Som. Os videoclipes serão classificados em primeiro, segundo e terceiro colocados, além da possibilidade de Menção Honrosa. Além disso, haverá o Prêmio Popular, decidido pelo público mediante enquete online. No concurso de Webséries, serão premiadas a Melhor Websérie Ficcional e a Melhor Websérie Não-Ficcional.  O

Foto: Divulgação CineSerra