Cotiporã e Garibaldi foram cenários para o  filme que conta com atores locais e a participação do ator Marcos Breda

Peças fundamentais não apenas pelos cenários, mas com participação intensa dos moradores como atores principais e figurantes. Durante todo o mês, Garibaldi e principalmente Cotiporã participaram das gravações de “Os dragões”, filme com direção e elenco 100% gaúcho.
A base do roteiro tem como entusiasta as obras de Murilo Rubião. Além do conto “Os Dragões” que dá nome a trama, mais quatro textos foram adaptados para a história dirigida pelo cineasta Gustavo Spolidoro.

O filme narra um trecho da vida de cinco jovens que chegam a uma pequena cidade e precisam aprender a conviver com seus dons especiais e pirotécnicos e com a desconfiança dos moradores.
No elenco, uma formação que alia atores jovens e experientes, gaúchos, e que tem ligação com o município de Cotiporã. Um desses casos é do ator Marcos Breda que interpreta o personagem Mestre de Cerimônias do Gran Circo Rubião, que chega na cidade para uma apresentação. Breda é filho de Ciro Breda, que morou no município.

(Divulgação prefeitura de Cotiporã)

A parte jovem é formada em grande parte com atores de Cotiporã. Os cinco Dragões, personagens principais da trama, tem a interpretação de Lóren Maite, Paulo Reginatto, Juliana Zardo, Larissa Tres e Raphael Scarton. Todos eles fazem parte da Companhia de Teatro Arte in Cena da própria cidade. Na trama, os adolescentes são considerados ou foram colocados como “dragões” por se dedicarem à arte e trazerem consigo a saudável irreverência e “rebeldia” da juventude.

Além deles, mais de 20 atores do grupo coordenados pela diretora, Adriana Titon Balotin, integram o elenco principal do projeto. A trama ainda conta com a participação de vários moradores como figurantes.

(Divulgação prefeitura de Cotiporã)

O produtor executivo, Francisco Deniz, mais conhecido como Chico, comentou os motivos para a escolha da Serra e das duas cidades como cenário. “Acredito que em termos gerais essas cidades preservam a magia dos tempos antigos, unido a um certo bucolismo simpático ao imaginário das pessoas, que querem conhecer um pouco mais de nosso passado. Outro fator importante é a beleza das paisagens e a linda luz natural da região”, revela.

As gravações com o elenco se encerram neste final de semana. Porém, de acordo com Deniz, novas imagens serão captadas pela equipe. “Ainda restarão algumas cenas com drones para serem filmadas a partir desta semana. E eventualmente alguma cena que precise ser refilmada, vamos fazer”, explica.

Agora, direção e produção iniciam a montagem, sonorização, efeitos especiais e finalização do filme.O lançamento está previsto para final de 2019 ou 2020. Segundo a equipe, a ideia é realizar um pré-lançamento em Cotiporã e Garibaldi.