Ciência pra cá, ciência pra lá….

Afinal, alguém pode me dizer que ciência muitos estão dizendo que seguem?

Eu respondo: nenhuma. Talvez a tentativa e erro. Dizem que seguem a OMS e que esta “seria a ciência”. Mas como se nem a OMS sabe o que fazer?

Não há ciência ainda em termos do tratamento nem da melhor opção de combater o vírus. Muito menos se a propagação acontece mais em casa do que em ambientes controlados. Não deu tempo e não dará tempo para que se construa ciência em 2-3 meses. E se precisa curar pessoas, tratar pessoas. Com base na ciência? Não, mas em evidências práticas de médicos e profissionais da saúde.

O que há são evidências. Mas não ciência. Em pandemias, não há tempo de se esperar a ciência. Não há estudos que comprovem a cloroquina, dizem os alarmistas de plantão. Doutores atrás de balcões. Os médicos é que sabem o que funciona, e não a ciência. Só depois se chegará a ela.

Como podem dizer que seguem a ciência se até agora não se sabe nada. Ou quase nada.

O governo chinês precisa ser parabenizado. Teríamos visto muitas mortes se a China não tivesse agido rápido na proteção do seu povo e da população mundial. A velocidade com que a China detectou o surto, isolou o vírus, sequenciou o genoma e compartilhou tudo com a OMS e o mundo é muito impressionante (..). O mesmo acontece com o compromisso da China com a transparência e o apoio a outros países. A OMS não recomenda limitar o comércio e o movimento. Testem só os muito graves. Vamos achatar a curva.

Parem os estudos com a cloroquina e a hidroxicloroquina porque se teria um estudo muito robusto com 96.000 pacientes. Depois se viu que não é um estudo sério, muito menos científico.

A última da OMS: não haveria comprovação que os assintomáticos transmitiriam o vírus. Bahh. Depois foi desmentida e que, sim, seria transmitida por assintomáticos. Como seguir uma instituição que cada dia deixa muitas dúvidas no ar? A OMS está sendo bengala para muitos espalharem o medo.

Hoje já há evidências que o correto é evitar que as pessoas precisem de respiradores. Ou seja, tratar antes do estado crítico e buscar tratar antes dos respiradores. E já se verificou que anticoagulantes precisam ser administrados por causa de embolias e tromboses.

Hoje já há evidências que a hidroxicloroquina funciona. Muitos médicos atestam isso. Não sou eu que digo. Médicos na prática. Não teóricos e alarmistas de plantão especialmente de grandes redes de comunicação.

Hoje já se sabe que, durante o carnaval, o vírus já estava circulando por aqui. Por que então se  liberou o carnaval?

Por que se esconde os números de curados?

O que explica que a China, um país com 1,5 bilhão de pessoas, teve tão poucos casos? E todos os asiáticos quase não tiveram problemas? Seriam questões genéticas?

E já há diversos escândalos pipocando Brasil afora de corrupção por compra de equipamentos superfaturados.

A evidência real, na prática, representa o primeiro passo para a ciência. Negar as evidências é negar a evolução humana. Querer esperar para que se tenha estudos científicos que levam tempo imenso para comprovação para usar a cloroquina parece totalmente fora de propósito de quem quer salvar vidas.

Pense nisso, busque várias fontes de informação, que Santo Antônio nos abençoe e sucesso.