Uma das mais longevas entidades de Bento Gonçalves, nosso Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG) celebrou, em junho, 105 anos de idade. Mais do que comemorar a expressiva idade, celebramos o mesmo vigor dos tempos de quando fomos fundados, no distante ano de 1914.

Nossa essência está enraizada na busca por melhores condições de desenvolvimento de nosso município. Nascemos desse jeito, num 24 de junho, formatados na antiga sede do Clube Aliança – outra centenária casa desta cidade, assim como nosso querido Clube Esportivo.

E nascemos com um espírito combativo contra a falta de estrutura que impedia nosso maior progresso – o mesmo que nos acompanha até hoje. Era vital para Bento Gonçalves, com um já destacado potencial vitivinícola e uma produção industrial que começava a prosperar, ter corredores para escoar sua vistosa produção. Sem estradas, era fundamental para a cidade que o ramal ferroviário existente em Carlos Barbosa e em Garibaldi fosse interligado a Bento Gonçalves.

Esse foi o principal motivo da criação do CIC-BG que, cinco anos depois, celebrava a sonhada chegada do trem à cidade, em 1919. Foi uma conquista que impulsionou o desenvolvimento de Bento, mas era preciso mais. Sempre é preciso mais. E por isso continuamos aqui, com o mesmo vigor daqueles que, um dia, resolveram ser protagonistas da história.

Mais de 100 anos se passaram desde então. Mas, por mais coincidente que possa parecer, os motivos que levaram a nossa criação não diferem dos daquela época. Ainda estamos aqui cobrando melhor infraestrutura e redução de impostos, afinal a luta não pode parar. Nossos pleitos mais vistosos neste sentido são as concessões de rodovias da Serra a fim de que uma gestão privada atenda à expectativa de duplicação de estradas como a RSC-453, entre Garibaldi/Bento a Farroupilha, a RS-122, entre São Vendelino e Farroupilha e a RS-446, entre São Vendelino e Carlos Barbosa.

Constantemente, estamos realizando debates acerca da infraestrutura e da carga tributária que tanto consome nosso poder de investimento, promovendo encontros com importantes atores políticos capazes de mudar a atual realidade a partir de nossas demandas.

Mas o CIC-BG também sempre foi uma entidade ativa na atuação para significativas conquistas em outras esferas essenciais da sociedade, como o desenvolvimento social e cultural de Bento Gonçalves. Ora protagonizando ações, ora sendo parceiro delas, o CIC-BG esteve envolvido diretamente no surgimento do Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi), na reativação de parte da estrada ferroviária da região para o passeio da Maria Fumaça e na criação de uma central de resíduos – base da Fundação Proamb.

Doou terreno para criação do Senac, atuou para a vinda do Centro Esportivo José Fasolo, trabalhou para criar o Instituto de Planejamento Urbano e para transferir a gestão do Parque de Eventos da prefeitura para a Fundaparque, além de assumir a ExpoBento, lançada pelo poder público em 1991 e, desde 1994, um produto com a marca CIC-BG.

No final de 2017, inauguramos um sonho de décadas, nossa própria sede, símbolo do poder associativo de entidades. E ano passado assumimos o desafio de retomar a histórica Festa Nacional do Vinho, cuja 16ª edição realizamos neste ano. Um marco para uma cidade que precisa ter seu maior patrimônio cultural vivo e pulsante a fim de relembrar e comemorar suas origens.

Assim é o CIC-BG, um propulsor de ações comunitárias que criam vínculos com a sociedade tão sólidos quanto sua trajetória secular.

Elton Paulo Gialdi
Presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves