O Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) e o conselho Bento+20 querem aproveitar a representatividade do deputado estadual Guilherme Pasin para alavancar conquistas para o município e região. As entidades apresentaram suas demandas ao parlamentar em encontro realizado no dia, 31 de agosto, na sede do CIC-BG, que também serviu para o ex-prefeito falar sobre seu trabalho nestes oito meses de Assembleia Legislativa. Além dessas, o Sindibento apresentou suas solicitações.

Pelo CIC-BG, os pleitos estão relacionados às atividades de turismo e de feiras de negócios. No primeiro caso, o pedido foi para o deputado intermediar, com o Parlamento, recursos para a comunicação visual que está prestes a ser lançado oficialmente, a Rota dos Capitéis – Caminhos da Imigração e Fé. “Sempre falamos em integrar a região, e esse é um projeto que propõe isso”, disse Marijane Paese, presidente do CIC-BG, entidade que coordena a iniciativa.

A Rota dos Capitéis reúne 10 municípios da região tendo como chamariz a espiritualidade, através das centenas de templos como capitéis, grutas e igrejas construídas pelos imigrantes e seus descendentes do interior, e as belas paisagens da Região Uva e Vinho. Ao todo, os microroteiros, somados, terão cerca de 800 quilômetros, sendo o roteiro-mãe tendo mais de 300 quilômetros.

Outra solicitação diz respeito às leis de incentivo que viabilizam atrações artísticas e culturais a eventos como ExpoBento e Fenavinho. Recentemente, a LIC deixou de aprovar uma série de projetos para grandes eventos, limitando, assim a oferta e diversidade de atrações. “Está cada vez mais difícil para as feiras se manterem sem os incentivos”, comentou Marijane. “Acredito que muitos eventos vão deixar de existir sem esse apoio para a cultura”, alertou.

Por sua vez, o Bento+20, apresentou ao parlamentar 51 demandas oriundas das 12 câmaras técnicas (CTs) que pensam o futuro da cidade nas áreas de tecnologia, inovação e empreendedorismo; educação; saúde; segurança; indústria; comércio; serviços; turismo; urbanismo, mobilidade urbana e infraestrutura; meio ambiente e desenvolvimento sustentável; cidadania; e desenvolvimento rural.

O material compila demandas apresentadas na época das eleições ao deputado, além de outras que foram incluídas nas constantes revisões de planejamento do Bento+20. Entre elas, está a coordenação da duplicação da BR-470 no trecho municipal da cidade, com construção de terceira pista na serra Bento-Veranópolis, apresentada pela CT de Urbanismo. Um outro pedido, da CT de Tecnologia, solicita a disponibilização de um assessor voltado à inovação no gabinete do deputado. Apoio na municipalização das escolas estaduais, proposto pela CT de Educação; na implantação de prontuário único, idealizado pela CT de Saúde; na criação de uma Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), pensada pela CT de Segurança; no investimento em escolas técnicas para educação profissionalizante, sugerido pela CT de Indústria, foram algumas das demandas apresentadas.

Ainda, entre os pleitos, a CT de Comércio apontou a necessidade de um city tour para levar turistas ao Centro; a CT de Serviços sugeriu criar condições para estruturação de entreposto logístico; a CT de Turismo pediu suporte para a preservação e valorização da identidade cultural; e a CT de Meio Ambiente solicitou apoio para o tratamento de esgoto. Também, entre as sugestões, aparecem ações para contribuir no acolhimento de pessoas idosas e com deficiência, como indicação da CT de Cidadania; e para disponibilizar acesso à internet no meio rural, como sugestão da CT de Desenvolvimento Rural.

O presidente do Bento+20, Adelgides Stefenon, destacou que as demandas são importantes para transportar Bento Gonçalves ao futuro de uma maneira mais ordeira e estruturante, de modo que é preciso utilizar o status do cargo de Pasin para atrair benefícios à cidade. “Bento Gonçalves não tinha um representante nato no Parlamento há mais de 30 anos. É extremamente importante contar com o prestígio e o trabalho do deputado para que consigamos avançar nas pautas que são chave para Bento Gonçalves, e o Pasin pode ajudar nesse sentido, seja articulando contatos, viabilizando recursos ou apontando caminhos”, opinou Stefenon.