A chegada do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) ao Brasil vai ocasionar na retomada da produção das vacinas contra a covid-19. Tanto a Fiocruz, como o Instituto Butantan devem iniciar a produção de mais doses ainda nesta terça-feira, 25.

Com a nova entrega, poderão ser fabricadas aproximadamente 12 milhões de doses da AstraZeneca, o que assegura os repasses previstos ao Programa Nacional de Imunização (PNI) até a terceira semana de junho. Já para a Coronavac, que está com a produção interrompida desde o dia 13 de maio, a expectativa é gerar mais cinco milhões de doses da vacina. O número, para o imunizante chinês está abaixo do previsto. Inicialmente, o Governo de São Paulo previa a chegada de quatro mil litros de IFA para a geração de sete milhões de doses. No entanto, o governo da China anunciou a redução no envio no dia 18.

As autoridades paulistas colocam os ataques do presidente Jair Bolsonaro como motivo principal para os atrasos na entrega dos insumos. No sábado, 22, o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, ironizou uma nota que o Ministério da Saúde publicou em uma rede social omitindo a informação de que os insumos usados na produção das vacinas vinham da China. O representante chinês utilizou a postagem, grifando a parte do texto onde a pasta mencionava que “insumos do exterior” haviam chegado ao país para a produção de vacinas AstraZeneca/Fiocruz. Wanming escreveu “Confúcio disse, feito para amigos, fiel à sua palavra”.

Foto: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação e Arquivo Pessoal