A chegada de três mil litros do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) deve gera, pelo menos, cinco milhões de doses da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan. Na terça-feira, mais três mil litros do produto chinês chegam à São Paulo para retomar a fabricação, interrompida desde o dia 13 de maio, pela falta de insumos.

Em um primeiro momento, o Butantan esperava que pelo menos quatro mil litros de IFA fossem entregues, o que poderia gerar sete milhões de doses da CoronaVac. No entanto, a redução foi anunciada pelo governo chinês na semana passada.

O governo do São Paulo acusa o presidente da República, Jair Bolsonaro, pela interferência no cronograma de liberação de novos lotes de insumos. Segundo o governador João Doria, os constantes ataques à China têm provocado mal estar entre os países. Em uma reunião entre governadores brasileiros e o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, na quinta-feira, 20, o representante do governo chinês se comprometeu a liberar a quantidade de insumos suficientes para a produção de 16,6 milhões de doses de vacinas da CoronaVac e também da AtraZeneca.

Foto: Governo de São Paulo / Divulgação