Este é um assunto até bastante polêmico considerando os problemas enfrentados pela maior parte da população brasileira quando se fala em assistência médica. Trata-se de um conjunto de exames que constituem um dos passos fundamentais da medicina preventiva. O que se quer é antecipar-se às doenças, tomando providências para preveni-las ou para evita-las. O Sistema Único de Saúde não possui estrutura financeira que possa suportar esta série de exames periódicos recomendados. Os quase quarenta milhões de brasileiros assistidos pelos diferentes planos de saúde, também relutam em fazer exames sofisticados, pois isto fatalmente levaria a um aumento do custo do seu plano de saúde, pois este também variam muito de acordo com os exames efetuados e que muitas vezes podem chegar aos R$ 1.000 ou até R$ 2.000.

Assim, ao menos uma avaliação do colo uterino, da próstata, a mamografia, as dosagens de colesterol, triglicerídeos, glicose e tantos outros, deveriam ser feitos dentro de uma certa rotina, pois se constituem em um conjunto de exames periódicos que verificam as condições físicas das pessoas, prevenindo para surpresas desagradáveis. O hábito de fazer o check-up anualmente já salvou muita gente. Assim, por exemplo, a constatação de uma obstrução da artéria coronária e o seu tratamento precoce pode livrar a pessoa de um infarto, especialmente se puder associar uma alimentação saudável, sem carne vermelha e sem alimentos gordurosos. Algumas empresas já contratam revisões médicas periódicas, mesmo que estas sejam até bem superficiais, servem para identificar casos de hipertensão ou outros problemas mais corriqueiros. Vivemos em um país onde os recursos financeiros são muito limitados. Entretanto, mesmo assim sempre será possível que tomemos alguns cuidados a mais, em benefício do nosso organismo. Quem tiver um plano de saúde, ou estiver fazendo a sua avaliação em caráter particular deve conversar com seu médico para definir as prioridades nos exames anuais. Quem tiver apenas a cobertura da assistência pelo Sistema Único de Saúde, deve tentar, pelos recursos disponíveis na sua comunidade, fazer pelo menos uma avaliação anual com seu ginecologista, cardiologista, urologista ou clínico de confiança.

Texto: Ivan Seibel Fonte: Folha do Mate

E para as mulheres…

Fazer um teste de colesterol: a maioria das mulheres se preocupa muito com o câncer de mama, mas na verdade, a doença cardíaca é o assassino número um das mulheres. Faça um teste de colesterol para saber se você está em risco.

Cheque sua vida sexual: é bom checar sua vida sexual. Verifique se os seus hábitos sexuais estão fora de controle, destruindo seus relacionamentos, além de perturbar sua vida em geral. Isso poderia ser um problema.

Brinde: beber moderadamente, não mais do que um drinque por dia para as mulheres, pode protegê-la de doenças cardiovasculares. E pode ajudar a evitar ganho excessivo de peso, segundo pesquisas. Apenas não exagere.

Pratique alguma atividade ao sol: apenas 15 a 20 minutos de exposição à luz solar por dia (sempre com uso de protetor solar) pode fornecer a quantidade necessária diária de vitamina D. A substância ajuda a combater diabetes, ataques cardíacos, insuficiência cardíaca, pressão arterial alta e talvez até mesmo o resfriado comum. Mas não exagere, muita exposição ao sol pode aumentar o risco de câncer de pele.

Tomar banho frio: os devotos afirmam que duchas frias ajudam no baixo consumo de energia, a evitar enxaquecas, auxiliam na boa circulação e para redução da dor, além de permitir que as mulheres envelheçam graciosamente. (Alguns chegam a argumentar que eles são segredo da mulher francesa para ter seios firmes.)

Controle o seu estresse: estresse não é apenas desagradável, mas também pode prejudicar a saúde, aumentando inflamações no corpo e riscos de doenças cardíacas.

Cuidado com alimentos gordurosos: você pode ficar viciado. Um novo estudo (em ratos) sugere que o acesso irrestrito a alimentos ricos em gordura, como bacon e cheesecake, pode desencadear o mesmo tipo de comportamento compulsivo como drogas como a cocaína.

Fonte: saude.terra.com.br