Empresário fala do empreendimento, considerado o maior fabricante latino-americano de complementos de mobiliário

Bento-gonçalvense, nascido há 53 anos, César Cini é um apaixonado pelo trabalho. Assim, ele se autodescreve. Filho de fabricantes de móveis, o empresário e presidente da Cinex sempre esteve à frente do seu tempo, ajudando a construir novas pontes que ligassem Bento Gonçalves à outras regiões do estado, país e do mundo, quando o assunto é inovação e qualidade. Em entrevista ao Semanário, o empresário fala sobre o início da carreira, sua atuação na comunidade empresarial brasileira e no exterior que lhe renderam premiações importantes, desafios futuros e a nova campanha da marca, produzida em Bento Gonçalves e que deverá ser lançada nos próximos meses.

Ao longo de sua trajetória, Cini diz que sempre foi o mais inquieto de uma família de cinco irmãos, querendo experimentar coisas novas. Aos 20 anos saiu de casa e decidiu morar em São Paulo. Nesse período de novas experiências, surge a oportunidade de conhecer o velho continente. “Quando fui à Europa, eu descobri o mundo”, afirma. Ao perceber as possibilidades que essa viagem lhe proporcionou, o bento-gonçalvense decidiu morar na Itália. Segundo Cini, a vivência no país possibilitou conhecer novos segmentos e um outro ramo de trabalho, que originaria o empreendimento. “O DNA, o fio condutor da Cinex se chama Itália”, ressalta.

O início

Conforme o empresário, ao perceber que o novo segmento de mobiliário em vidro e alumínio poderia ser uma jogada de sucesso no Brasil, Cini lembra que tudo foi encarado sem a realização de um estudo aprofundado que norteasse os rumos que o empreendimento deveria tomar na Capital do Vinho. Ele afirma que precisava arriscar. “Não realizei nenhuma pesquisa de mercado para as portas de alumínio da Cinex, pois a novidade sempre sofre objeções, porque as pessoas não estão preparadas para o novo. A gente é que tem que propor e quando a gente acredita em alguma coisa, fazemos acontecer”, garante.

A empresa que iniciou suas atividades há 20 anos trouxe para o Brasil o que era novidade na Itália e que teria espaço para crescer aqui, devido a uma deficiência no setor moveleiro em fazer painéis laqueados. “Agora, com o surgimento de novas tecnologias, o setor conseguiu apresentar seus produtos com finalização laqueada, mas naquele período havia essa deficiência. A porta de alumínio, com vidro pintado chegou para preencher a lacuna existente na época”, explica.

A empresa nos dias atuais

Segundo Cini, o trabalho é árduo para manter a qualidade dos produtos conquistada ao longo de duas décadas. “A Cinex é movida a desafios. Agora, o momento é propício para atendermos bem esse cliente exigente com a nossa linha de esquadrias, através de uma rede própria de lojas”, explica. Ele diz ainda que o país possui todas as potencialidades para oferecer produtos a um cliente diferenciado. “Há espaço no Brasil para empreendimentos que façam produtos de padrão mundial, para clientes exigentes, informados, acostumados a conviver com produtos de alta performance e que durem no tempo”, explica.

O empresário aponta que a região Sudeste é o destino mais recorrente dos produtos da empresa. Cini acredita que a questão cultural da região Sul seja um dos fatores que não façam dela um forte cliente da marca. “Muitas vezes, as casas são grandes, mas não tem tecnologia. Fala-se muito em metros quadrados. O que nós defendemos é uma residência menor, mas com tudo que se tenha direito”, ressalta. “Temos aqui uma colônia europeia, de economia pujante, mas que não é a grande cliente da Cinex”, explica.

Duas décadas de trabalho

A história narrada por Cini, e contada com certa nostalgia, serve de estímulo para continuar investindo na marca. Para ele, o resultado mais importante ao longo de toda a sua trajetória a frente da empresa é a consolidação do trabalho. “Eu vim de uma atividade em uma empresa familiar, de expressão internacional e atuava na área de marketing. Hoje, a Cinex é uma empresa que oferece ao mercado a inovação, propostas arrojadas e produtos sofisticados”, afirma.

“Para a Cinex, há muito o que se fazer e crescer ainda”

Prova disso, são as campanhas publicitárias produzidas ao longo das duas décadas de atuação no segmento. Cini destaca a peça de 2011, realizada em Murano, na Itália, e que utilizou espaços em ateliês de arquitetura da região, bem como, a campanha produzida em Nova Iorque no ano de 2014 e, posteriormente, em 2016, na região da Toscana. “A cada trabalho era um novo desafio em proporcionar algo mais arrojado e que surpreendesse o nosso cliente”, acredita.

Estrutura da Cinex

Atualmente, a empresa conta com 250 empregados em Bento Gonçalves, e possui um centro de pesquisa instalado na Itália e mais de 10 lojas instaladas pelo país. “O que as pessoas veem nas propagandas e publicidade é uma pequena pontinha de tudo o que temos a oferecer. É preciso vir aqui para conhecer”, garante.

Mercado Internacional

Com a proposta “Casa Cinex”, a empresa volta agora os olhos também para o mercado internacional, em especial a América Latina. Segundo Cini, o mercado nacional continua sendo o foco nas vendas, porém, as possibilidades que surgiram ao longo de duas décadas de trabalho oferecem um momento para ampliar a marca em novos mercados. “Estamos buscando parcerias, através de franquias, voltadas à arquitetura, para oferecer ao consumidor final do luxo. Queremos atender esse tipo de filão de mercado”, afirma.

Futuro da empresa

Questionado sobre os próximos desafios da empresa, Cini acredita que a equipe deverá trabalhar para manter o padrão de qualidade conquistado nas últimas duas décadas, mesmo com um cenário de instabilidade política, que afeta diretamente o ramo empresarial. “O empresário brasileiro é um herói. O cenário do dia a dia, quando se fala em segurança, política, é quase uma comédia. O que a gente vê hoje em dia é muito desanimador. O Brasil é um terreno fértil para bons projetos e para quem acredita, tem vontade em criar produtos de qualidade, diferentes, personalizados. Para a Cinex, há muito o que se fazer e crescer ainda”, enfatiza.

Campanha publicitária ressalta a essência da marca

Para organizar o trabalho de produção das campanhas da empresa, as atividades iniciam um ano antes, onde uma equipe italiana especializada em fotografia e filmagem trabalha no intuito de captar a essência que a marca Cinex quer passar para seus clientes. Em 2018, justamente na data em que o empreendimento celebra 20 anos, Cini explica que a ideia da nova campanha, que ainda não foi lançada, é fazer uma volta no tempo, mostrar de onde surgiu a empresa. “Nada mais justo do que a gente fazer a campanha em Bento Gonçalves. Sem falar que aqui é uma cidade referência no turismo brasileiro. É a nossa pequena Toscana, onde são produzidos os melhores vinhos. Temos tudo isso em nosso quintal, então, por que não o utilizar?”, questiona.

Para avançar com o projeto das gravações na Capital do Vinho, foi necessária a construção de uma casa em tamanho real, para mostrar as esquadrias fabricadas pela empresa. Segundo ele, não havia a possibilidade de levar toda a estrutura para dentro de um estúdio e tudo conspirou favoravelmente para edificar a obra na Linha Eulália, próximo ao famoso penhasco, cartão postal da região, que atrai centenas de turistas durante todo o ano. “A gente queria uma situação real, das pessoas vivendo aquele momento, num cenário edílico e pensamos em fazer no Litoral. Mas a busca pelo resgate, nossas origens, nos trouxe para esse penhasco da Eulália”, explica.

O empresário destaca que o projeto da casa foi idealizado por sua esposa, a arquiteta Cátia Giacomello, já falecida, e pela arquiteta Mônica Rizzi. “Foi uma possibilidade de a gente expressar toda a nossa identidade”, pontua. Segundo Cini, todas as esquadrias, portas e revestimentos foram produzidos pela empresa. “A casa supriu todas as nossas necessidades. Criamos uma atmosfera em um ambiente maravilhoso”, afirma. A casa deve permanecer por mais um ano e meio no local. Atualmente, a empresa não participa mais de feiras e sim, convida profissionais para visitarem a sede, instalada em uma área afastada dos principais pontos de Bento Gonçalves.

A campanha, intitulada como “Casa Cinex, viver sensações”, tem por objetivo, segundo Cini, mostrar como é possível morar bem em um lugar exótico, com estilo, qualidade. Além disso, a ideia de valorização das relações em família e amizades ganha destaque na peça publicitária. “No filme ocorre um almoço, onde um casal recebe amigos e vivem essas sensações dos produtos da terra, natureza. Queremos levar essa mensagem de que não comercializamos um produto único. A Cinex vende um estilo de vida”, enfatiza.

Espírito empreendedor gera reconhecimento italiano

Condecoração ocorreu no dia 15 de junho, em Porto Alegre. Foto: Reprodução

A facilidade de Cini ao enxergar caminhos visionários e sua grande atenção à evolução da indústria do design no mundo foi também um dos pontos que fortaleceram o vínculo entre ele e a Itália. Foi por isso, que o governo italiano ofereceu ao bento-gonçalvense, uma condecoração no grau de “Cavalieri O.S.I.”. A entrega da honraria ocorreu junto com a 72ª Festa Nacional da República Italiana, em Porto Alegre. Cini recebeu o título das mãos do consul Nicola Occhipinti e do Ministro Conselheiro da Itália Filippo La Rosa – representando o Embaixador da Itália Antonio Bernardini. O evento é considerado um dos mais importantes, pois reúne a comunidade, autoridades políticas, econômicas, acadêmicas e culturais de todo o estado.

Conforme o empresário, o título foi uma forma de homenageá-lo pelos serviços prestados na cultura e nos negócios, em especial por fomentar a integração entre profissionais brasileiros e italianos na empresa. “Construímos uma empresa de expressão mundial, numa região de imigração italiana, que há 140 anos era um bosque”, salienta.
Cini lembra também que a atuação junto à pátria-mãe ganhou força na década de 90, quando criou na Capital do Vinho a Associação dos Jovens Empresários, que teve como uma das primeiras atividades, levar o grupo à Itália, a fim de conhecer empreendimentos do segmento de cada um dos associados. “Nós fizemos isso durante 15 dias. Sempre tive essa preocupação associativa. Espero não passar despercebido nessa história”, destaca.

Além disso, para estreitar ainda mais os laços com a Itália, Cini destaca a criação de um livro, de aproximadamente 300 páginas, que resgata a história da imigração em Bento, com um norte diferente, focando em outros aspectos e acontecimentos da chegada dos primeiros italianos à região. “Queríamos contar a história do que ocorreu após a chegada dos primeiros imigrantes, no início do século e que não é muito abordada. As pessoas da minha geração têm curiosidade em saber o que tinha por aqui na década de 40, 50. A gente fez um resgate incrível“, afirma.