A noite de sábado, 7 de março, foi especial para a comunidade de Garibaldi. Depois de três anos de trabalhos internos externos, a Igreja Matriz São Pedro foi entregue à comunidade, totalmente restaurada. Além das obras de restauração da parte interna, que teve 90% de sua originalidade recuperada, o público pode presenciar o acendimento da nova iluminação externa do templo. Para finalizar a noite, um show da Família Lima encantou o público com um repertório de sucessos dos 25 anos de carreira dos artistas gaúchos.

Na programação, a participação do músico Giovanni Mattiello encantou os presentes. Como forma de reflexão e, ao mesmo tempo celebração pelo trabalho finalizado, a paróquia convidou 12 homens, representando os apóstolos de Jesus, para a sabrage de espumantes.

Na coordenação paroquial, o pároco Jadir Segala foi homenageado com a Medalha Giuseppe Garibaldi, considerada a maior honraria do município, em virtude da liderança no projeto de restauração, que teve investimentos na casa dos R$ 2,6 milhões, oriundos de festejos e doações da comunidade garibaldense.

O templo, construído em estilo arquitetônico neogótico, no período de 1921 a 1924

Após três anos de obras, a inauguração do restauro da Igreja São Pedro de Garibaldi reuniu mais de 8 mil pessoas na noite de sexta-feira (6), na Praça da Matriz. Além do acendimento da nova iluminação externa, automatizada com lâmpadas de LED, o ponto alto da noite ficou por conta do show da Família Lima, que desfilou um repertório de sucessos dos 25 anos de carreira.

A inauguração contou ainda com apresentação musical de Giovanni Mattiello e sabrage com 12 homens representando os apóstolos de Jesus. Na ocasião, o pároco frei Jadir Segala foi condecorado com a Medalha Giuseppe Garibaldi, a mais alta honraria do município, pela liderança no projeto de restauro.

Construída em estilo arquitetônico neogótico, entre 1921 e 1924, após um incêndio em 1920, que destruiu totalmente o antigo templo, a igreja matriz passou por diversas obras ao longo do tempo, que acabaram encobrindo sua pintura original. Com o restauro, além da arquitetura com linhas neogóticas, vitrais coloridos, pinturas murais, altar artístico, a estatuária e seu imponente órgão de tubos foram descobertos suas cores originais.

A visitação pode ser realizada todos os dias das 7h30min às 17h. As missas são celebradas de terça a sexta, às 18h; aos sábados, às 17h; e aos domingos, às 9h e às 18h.

Fotos: Equipe Raquel Biondo Fotografia