Cerca de 43 mil dos 88.794 eleitores cadastrados pela Justiça Eleitoral em Bento Gonçalves ainda não realizaram a atualização do cadastramento biométrico. A informação foi confirmada pelo servidor da Justiça Eleitoral no município, Ricardo de Abreu, que esteve na Câmara Municipal de Vereadores, nesta segunda-feira, 3 de junho, apresentando os números atualizados do procedimento de reconhecimento digital.

De acordo com o Abreu, o procedimento não é obrigatório no município. No entanto, para o pleito de 2022, quem não tiver realizado o castramento, estará impedido de votar. Mensalmente, o cartório está preparado para atender em torno de sete mil eleitores. “Mesmo não havendo a obrigatoriedade para as eleições do ano que vem, o ideal seria que o eleitor bento-gonçalvense fosse até o nosso cartório e realizasse o procedimento. Sabemos que muitos deixam para a última hora e como temos uma capacidade limitada de atendimentos diários, se todos esperarem até o final do prazo, muita gente ficará impedida de votar”, garante.

Até o momento foram recadastrados 42.589 títulos, totalizando 47,96% dos eleitores.

Importância da biometria

A biometria visa a tornar ainda mais segura a identificação do eleitor na hora de votar. O procedimento confirma a sua identidade, prevenindo tentativas de fraude, já que as digitais de cada indivíduo são únicas. Assim, representa uma evolução em relação à urna eletrônica, que há 22 anos trouxe segurança no processo de votação e apuração.

Além do cadastro das digitais de todos os dedos do eleitor, o cadastramento envolve coleta de fotografia e assinatura digital, bem como atualização dos seus dados.

Etapas do recadastramento biométrico

1º Agende seu atendimento:

Para evitar filas e facilitar a organização interna do cartório, você pode agendar seu atendimento no site da Justiça Eleitoral. Pelo sistema, é possível selecionar a data e a hora do atendimento.

2ª Compareça no cartório com os documentos necessários e no horário agendado:

Para ser atendido, o eleitor precisa apresentar qualquer documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência recente e título de eleitor.

3ª Dados atualizados:

A partir das informações apresentadas pelos eleitores, o Cartório Eleitoral realiza uma revisão e uma atualização do eleitor. Além disso, é realizada a coleta das digitais da mão, a fotografia e a assinatura digital.