Com aproximadamente cinco mil quilos de uva distribuídos gratuitamente durante os quatro dias de encontro, a oitava edição da Festa de Abertura da Vindima de Monte Belo so Sul (Feavi), reuniu cerca de 40 mil pessoas, considerado recorde de público. A programação que teve início ainda na quinta-feira, 25, seguiu até domingo, 28, com extensa programação artístico-cultural. Destaque para o desfile de carros alegóricos que reuniu centenas de expectadores e aproximadamente 450 participantes e 30 alegorias.

Em sua avaliação, o presidente da Feavi e secretário municipal de Cultura e Turismo, Alvaro Manzoni, a retomada do evento, que teve sua última edição em 2018, é a garantia do enaltecimento da cultura, do trabalho e da fé montebelense. “Vimos nossa história sendo revisitada e revivida diante de nossos olhos, reverenciando a memória de quem construiu Monte Belo do Sul e homenageando aqueles que seguem cultivando os valores da cultura, da fé e do trabalho”, disse.

A novidade do evento, a Pisa de Uva gigante, foi responsável pelo esmago de cerca de 3,5 toneladas do fruto. A atividade aconteceu seis vezes em diferentes dias – além de uma exclusivamente para autoridades, na abertura.

A oitava edição da Feavi contou com mais de 100 expositores entre fabricantes de máquinas agrícolas, vinícolas, estabelecimentos gastronômicos, além de feira concomitante com produtos locais e de fora de Monte Belo, a ExpoMonte. O evento também promoveu mais de 20 shows, com nomes como Os Monarcas, Nenhum de Nós e da cantora italiana, Mafalda Minozzi e realizou a 4ª Jornada Rural, direcionada ao aperfeiçoamento do produtor rural. “A festa é o lugar para mostrar a nossa força econômica, majoritariamente advinda da agricultura. A principal fonte de nossa economia está baseada na uva e no vinho, um legado dos imigrantes perpetuado em nossa comunidade e do qual nos orgulhamos em, mais uma vez, dividir com nossos visitantes”, afirma o prefeito de Monte Belo, Adenir José Dallé.

Foto: Augusto Tomasi / Vagão Filmes