Após um ano de obras, o Centro de Treinamento dos Bombeiros da Serra Gaúcha foi entregue na quinta-feira, 16, em Bento Gonçalves. Com a nova infraestrutura, o local poderá receber profissionais civis e militares para capacitações. O projeto foi apresentado durante as comemorações dos 60 anos do Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves em outubro de 2014. O processo licitatório foi aberto ainda em março de 2015.

A estrutura de ensino conta com salas de aula, alojamento e banheiros, refeitório, vestiários e garagem, tendo capacidade para hospedar 40 pessoas. A instalação dispõe ainda de um canil com capacidade para seis cães, que realizam busca e resgate em áreas rurais e urbanas. O centro abriga ainda, uma torre de treinamento de salvamento em altura e um espaço para prática de combate ao fogo. Há também a casa de fumaça disponível para orientar a comunidade sobre como agir em incêndios em locais fechado, além de túneis subterrâneos para treinamento de salvamento em espaço confinado.

O Centro de Treinamento de Bombeiros está localizado em um terreno de propriedade do Estado, no bairro Salgado. Possui um espaço de 420 m² e está inserida em uma área total de quatro mil metros, que será utilizado para o aprimoramento técnico-profissional da equipe. Para a obra foram investidos R$ 756 mil, oriundos do Fundo Municipal de Reequipamento dos Bombeiros (FUMREBOM).

O comandante do Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves, capitão Sandro Carlos Gonçalves da Silva, explica que anteriormente no local eram realizados treinamentos operacionais. Agora, está sendo disponibilizada uma estrutura com sala de aula, refeitório, banheiro e alojamentos feminino e masculino. “Alguns profissionais não podiam fazer o curso, pois não tinham um lugar para ficarem hospedados”, exemplifica. Durante o pronunciamento na solenidade inaugural, o comandante enfatizou que foi necessária a elaboração de um planejamento estratégico para que a execução da obra. “O apoio da comunidade foi fundamental para que a proposta se concretizasse e tornasse um local de aprimoramento para os bombeiros militares e civis, que se dedicam a salvar vidas”, enfatiza. O foco no trabalho preventivo será mantido pela corporação.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 18 de junho.