A sociedade contemporânea vive correndo em busca de um lugar ao sol, em constante desafio de persegui-lo a cada dia. O sol é relativamente o mesmo, porém o relógio não para e os dias avançam de uma forma desenfreada. E neste meio a sociedade se perde em meio a problemas que parecem não ter fim. São as desavenças entre as pessoas, os amores que terminam, a incansável luta perante o sistema, o trânsito caótico, a violência urbana, os desastres naturais que nos comovem perante às tragédias em um mundo onde somos somente os personagens de uma peça teatral regida sem hora marcada para terminar.

Uma verdadeira guerra de conflitos internos e externos, regada à batalhas  por motivos banais, futilidades que levam à perdas irreparáveis e um constante caminho para a depressão. Em uma era onde se busca a paz, a recomposição e a importância da família, o prezo pela fé e a valorização do meio ambiente, muitas pessoas são vencidas pelos colapsos nervosos provocados num átimo de segundo de revolta contra o universo, em um total descontrole emocional. E isto tudo não foge do acontecido no meio da semana em Pinto Bandeira, na localidade de Linha Brasil, quando um pai de família surtou devido uma desavença familiar com a esposa e a cunhada, perante a presença da filha de oito anos, vindo a ameaçá-las com um espeto em punho, correndo pela casa e pelo pátio atrás das mulheres. As pessoas estão perdendo a cabeça e entrando em uma via sem saída, combinada com o uso de álcool e drogas, que são capazes de cometer monstruosidades que elas mesmas duvidam. Houve a época em que o sábio Mahatma Ghandi disse que o homem não era capaz de usar nem dez por cento de seu cérebro, por não haver controle, equilíbrio e nem sanidade mental para tal função. Os atos não justificam os meios. Não é o mundo o culpado, e sim o próprio homem que originou tamanha realidade para tal.

O agricultor que perseguiu os seus familiares portando um espeto de churrasco nas mãos foi ainda capaz de atirar e ferir três policiais militares em um total dia de fúria que poderia servir de cena de um filme hollywoodiano, vindo a esconder-se no meio de um parreiral, como um animal irracional à espera de sua presa.

Vivemos uma época onde invadir salas de cinema atirando contras as pessoas, adentrar salas de aula matando inocentes ou mesmo em Pinto Bandeira ferindo pessoas da área de segurança pública, já se tornaram normais em nosso cotidiano, vindo a ser colocadas pela mídia como um problema do meio social. Os problemas realmente existem, mas foram criados pelo homem e devem ser resolucionados por ele mesmo. Hoje pode ser em Pinto Bandeira que uma pessoa entra em colapso e atira contra outras e amanhã pode ser em Bento Gonçalves, o mundo vai continuar da forma como está e o homem, o que vai resolver para solucionar um problema que é mais grave do que ele mesmo? É preciso trabalhar a mente para o mundo ser melhor do que está.