A celulite é um desvio estético mais característico do sexo feminino que pode estar associada tanto com o funcionamento hormonal, assim como, com a herança genética e a própria formação anatômica do corpo feminino, pois as mulheres tem o limite derme-hipoderme mais irregular do que os homens, ou seja qualquer formação irregular no tecido causa aquele efeito visual de “casca de laranja”. Além das características femininas específicas, outros fatores podem influenciar no aparecimento da celulite, como o aumento de gordura no organismo, alimentação, estilo de vida, funcionamento do sistema circulatório, biótipo físico, fumo e sedentarismo. Para que o fibro-edema geloide (nome científico da celulite|) seja formado é necessário que haja uma tríade: acúmulo de gordura, retenção de líquido e um pequeno déficit circulatório local.

Existem cuidados que podem ser tomados a fim de minimizar o aparecimento da tríade responsável pela formação da celulite. Deve-se evitar dietas ricas em gorduras, carboidratos em excesso e maus hábitos alimentares. Esses fatores aumentam a síntese e o armazenamento de gorduras no tecido adiposo, contribuindo para o surgimento da celulite. Além disso, a pouca ingestão de líquidos e o excesso de sal na alimentação favorecem a retenção hídrica e de resíduos tóxicos no organismo, o que pode acarretar um grande inchaço e sensação de desconforto. Além de todos esses fatores, a falta de atividade física também pode favorecer muito o surgimento da celulite, pois, sem a atividade física, o metabolismo fica mais lento, favorecendo assim um maior acúmulo de gordura nas células. Isso ocorre porque não há um gasto calórico suficiente e necessário e, assim, o organismo acumula mais gordura. Algumas mudanças podem ser bastante valiosas, inclusive para a manutenção da saúde, como o aumento da ingestão de frutas, e fibras, que auxiliam no funcionamento do intestino e faz com que o organismo trabalhe melhor.

Para tratar a celulite, existem várias técnicas e equipamentos, a escolha de cada um deles irá depender da avaliação prévia do paciente para identificar o tipo de celulite, se ela é compacta, flácida, mista ou endematosa. A celulite compacta é encontrada em pessoa com boa massa muscular, em atletas e pessoas com sobrepeso considerável, os nódulos parecem duros e com pouca mobilidade e podem ser doloridos. Já a flácida é encontrada em pacientes sedentários, com pouca massa muscular, aparece com mais ou menos intensidade de acordo com a posição adotada. A celulite mista é quando encontramos os dois tipos acima numa mesma pessoa. E a endematosa é sempre associada ao linfodema.

A carboxiterapia, o Manthus, a endermoterapia, a aplicação de enzimas e a radiofrequência são excelentes tratamentos para o combate a celulite. Quando unimos os recursos, potencializamos o tratamento, pois o organismo não se acostuma com o estímulo dado. Para um melhor resultado o ideal é que esses recursos sejam acompanhados de uma alimentação saudável e exercício físico pois isso acelera ainda mais o tratamento.

Fonte: Bruna De Bacco