As desigualdades sociais não são mais suficientes para explicar as situações de risco e abandono em que vivem crianças e adolescentes em nosso país, e que propiciam marginalização, exclusão e perda dos direitos fundamentais. Estas situações repousam principalmente sobre os fenômenos de vulnerabilidade social, ruptura e crise identitária pelos quais passa a sociedade, ou seja, estão relacionadas ao enfraquecimento das redes sociais e, portanto, há um forte sentimento de solidão e vazio de existência. As relações em contexto de vulnerabilidade social geram crianças, adolescentes e famílias passivas e dependentes, com a auto-estima comprometida. E é para que essa situação consiga ser melhorada, que os cinco Centros de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Ceacri) de Bento Gonçalves trabalham.

Proporcionado pela Prefeitura Municipal, em parceria com a Secretaria de Habitação e Assistência Social (Semhas), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é ofertado de forma complementar ao trabalho social com as famílias. O serviço possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários, e busca alternativas para o enfretamento das vulnerabilidades sociais.

São mais de 400 crianças dividas entre o Ceacri Balão Mágico, Toquinha da Amizade, Carrossel da Esperança, Sest/Senat e AABB Comunidade. Com oficinas de Jiu-Jitsu, Capoeira e atividades poliesportivas, os jovens participam de exercícios dinâmicos e atrativos no contraturno escolar. Referenciadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), os alunos recebem transporte gratuito, café da manhã, almoço e lanche da tarde.

A secretária da Semhas, Adriana Gabbardo, salienta que os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na primeira segunda-feira de cada mês realizam Planejamento. “É um momento de de buscar e compartilhar saberes. Percebe-se uma maior confiança ao ministrar suas tarefas e seus desafios diários devido a troca de experiências, aos estudos realizados, desencadeando momentos para as crianças e adolescentes mais ricos e significativos”, salienta a secretária.

Além disso, Adriana acrescenta que os Ceacris propiciam uma série de benefícios que são sentidos pelos familiares e responsáveis pelas crianças e adolescentes. “Os pais podem enfrentar suas jornadas de trabalho sossegados, sabendo que seus filhos estão num local seguro, de aprendizagem e crescimento pessoal”, garante a secretária.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 9 de julho de 2016.