Ainda que de seja visto como um projeto piloto, Carlos Barbosa lançou uma iniciativa esperada por muitos trabalhadores: uma creche noturna. Com isso, os pais terão a possibilidade de deixar os filhos na escola enquanto realizam suas atividades. O funcionamento estão previsto para o mês de março.

O projeto já estava contemplado no Plano Plurianual (PPA) da Prefeitura, divulgado ainda em 2017, para que atendesse a demanda de alguns setores que realizam trabalho noturno. Desde então, equipes do município trabalharam para que a ideia saísse do papel e fosse colocada em prática.

A creche noturna funcionará em formato de parceria com instituições privadas da cidade que atendem ao público. A Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação, Jéssica Dalcin Andrioli, dá mais detalhes do projeto. “A prefeitura dará um auxílio de R$335,00 por criança, o que equivale a quase 50% do valor da mensalidade nestas instituições particulares. A outra parte do valor será a partir do pagamento do benefício que é dado por muitas empresas na qual o trabalhador exerce função, o que é diferente em cada ramo”, indica.

Conforme Jéssica, para fazer parte do programa, a creche precisa estar habilitada pelo município, algo que ocorreu através de licitação. Duas instituições se interessaram, porém, a falta de alguns documentos inviabilizou momentaneamente a divulgação oficial. “As duas escolas têm até o dia 18 de fevereiro para entregarem esses documentos para enfim, divulgarmos isso de forma oficial. Preliminarmente, posso dizer que os pais terão que escolher a Pequeno Anjo e a Sapinho Colorido”, esclarece.

Ainda segundo a secretária, o formato com parceria foi o mais viável. Ela acrescenta que os valores do projeto já estavam contemplados na lei orçamentária para esse ano. “Antes de optarmos pela parceria, foram feitos estudos de viabilidade financeira em uma creche própria do município, e se verificou que não valia a pena dentro da quantidade de procura, ainda restrita. e os custos de operação e pessoal. Temos no orçamento R$120 a 130 mil para serem gastos”, destaca.

Segundo o cronograma da Capital Nacional do Futsal, as aulas para os pequenos iniciarão dia 1º de março. Ao todo, estarão disponíveis, neste primeiro momento, 30 vagas, número que se chegou após pesquisa feito junto às empresas com funcionários que trabalham no período noturno. Para a inscrição, que encerra no dia 20 de fevereiro, junto à Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, deve-se respeitar a renda per capita da família além de as crianças terem de seis meses a quatro anos incompletos. Após o período de inscrições, as equipes da secretaria irão avaliar os dados, antes da publicação.

Foto: Reprodução