A magia do Natal envolveu milhares de pessoas na Via Del Vino, no domingo, 17, ao som do Coral Canarinhos.As vozes de cerca de 140 crianças e adolescentes dos Coros: Canarinhos do Cenecista, do Medianeira, do São Roque, de Bento, de Pinto Bandeira, Flores da Cunha, Farroupilha, Barão, Vila Jansen e Garibaldi, encantaram a comunidade com repertório sacro natalino e músicas italianas. O concerto que durou aproximadamente 80 minutos, teve a participação do tenor Dirceu Pastore, do pianista Paulo Johann, da solista Carol Gobbato, além de solistas sopraninos Lucas de Villa, Bruna Caprara e Fernanda Capellari.
“As crianças estavam ansiosas para a apresentação. Me emocionei com o show de cores e luzes, e pela presença da soprana Carolina Gobatto, que foi minha aluna aos 9 anos de idade. Orgulho em ver a profissional que se tornou”, comenta o maestro Celso Fortes.

A família Canarinhos de Bento
Um dos cinco coros infanto-juvenis de música sacra do país, o grupo Canarinhos de Bento é um exemplo de dedicação, estudo e concentração o que o torna uma verdadeira família. Cristiano Castro, pai do integrante Cassiano Castro, 13, foi intitulado pelo grupo o fotógrafo oficial. “Sempre gostei de fotografar, e quando tenho oportunidade de registrar as atividades do meu filho, tenho mais satisfação ainda”, comenta.
Para os pais, ver os filhos dedicando-se a algo tão raro é um orgulho sem tamanho. “Nesta era da internet, celulares, jogos eletrônicos, ver muitas crianças e adolescentes envolvidos e focados nos ensinamentos do maestro Celso Fortes e do maestro e instrutor vocal Marcio Busatto, é uma alegria sem tamanho”, diz Castro.
Participar de um grupo de música sacra exige comprometimento e seriedade nas apresentações e isso pode não ser compreensível para muitas pessoas. “Já recebi questionamentos sobre a seriedade das crianças. No momento das apresentações são sérios, preparados para tal postura, mas se engana quem acha que são assim o tempo todo. Nos ensaios e confraternizações são extrovertidos, comunicativos, brincam e se divertem como todos da idade. Quando sobem ao palco, colocam em prática a calma que tal estilo musical requer”, frisa. Castro ainda ressalta a importância da dedicação e da postura para a vida adulta. “No futuro com certeza todos os ensinamentos poderão ser úteis em suas atividades profissionais, como a educação, postura e até a desenvoltura de poder falar em público”, ressalta.
Hoje a família Canarinhos de Bento se mantém através dos próprios pais, que criou seu instituto e concluiu toda a documentação para receber apoio pela lei Rouanet. “Acredito que em 2020 teremos bons parceiros. E quando ajudam um projeto cultural infanto-juvenil não se trata apenas de uma colaboração para um grupo de talentos, e sim, para a formação de futuros cidadãos do bem. E me refiro a qualquer apoio cultural, esportivo e educacional para crianças, pois eles serão o futuro”, argumenta Castro.
Os Coros ainda se apresentam em outros dias: 24 de novembro, 1º, 15 e 22 de dezembro, na Prefeitura, e no dia 8 de dezembro em Concerto no Santuário Santo Antônio. Para que as apresentações sejam possíveis, os coros ensaiam o ano inteiro.

Canarinhos de Bento
Na foto: Celso Antonio Oliveira Fortes, Lucas Zardo De Villa, Arthur Vinicius Dalla Palma, Fernanda Petter Capeleto, Bruna Inez Facchin Caprara, Vinicius Zanatta Santos, Suélen Capra, Daniela Benedusi Capovilla, Cassiano Batistella De Castro, Bernardo Cagliari Grasselli, Mateus Sperotto. Leonardo Antônio Masiero, Catherine Brum Cristofoli, Luis Henrique Masiero, Giovana Tronco Martins Da Silva, Emilly Carolini Hummes, Pietra Frare, Manuela De Souza Braga, Diogo Diciti, Gabriela Ramos, Lorenzzo Longaretti.
Também compõe a equipe Julia Alves Binda, Luiza Sonaglio, Melanie Fernandes De Moura. Larah Henrique Grassi, Manuela Canossa Mayer, Rafael Giusti Tramontina