A imunização será feita em duas etapas e deve terminar até 3 de junho

O Ministério da Saúde confirmou nesta terça-feira, 15 de março, que a campanha nacional de vacinação contra a gripe começará no dia 4 de abril. Segundo o órgão, a meta é imunizar cerca de 76,5 milhões de pessoas até o dia 3 de junho, quando a campanha deve chegar ao fim. Segundo o ministério, em nota, a vacinação é importante, principalmente nos grupos prioritários, para evitar surtos da doença, que podem sobrecarregar os serviços de saúde e levar até mesmo à morte.

A Campanha será dividida em duas etapas. A primeira delas ocorre entre os dias 4 de abril, quando começa, a 2 de maio. Nesse primeiro momento, serão vacinados os idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Já a segunda fase do programa, que inicia em 3 de maio e vai até 3 de junho, os alvos da campanha se tornam as crianças, gestantes, professores, pessoas com comorbidades, entre outros.

Ao todo, deverão ser distribuídas 80 milhões de doses da vacina influenza trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan. A aplicação do imunizante é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B da gripe. Todas as doses estarão disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em todo território nacional.

Foto: Gilberto Marques