Moacir Camerini requer afastamento do presidente da Comissão de Ética da Câmara Anderson Zanella

O plenário da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves deverá votar na próxima segunda-feira, 13, o requerimento pelo afastamento do vereador Anderson Zanella (PSD) da Comissão de Ética da Casa. O motivo, segundo o requerimento do vereador Moacir Camerini (PDT), foi de que Zanella estar se reunindo com os ex-assessores, denunciantes e que foram demitidos do gabinete de Camerini. Segundo o pedido, os ex-funcionários passaram a realizar denúncias na própria comissão de ética que Zanella preside.

Conforme a denúncia, há fotos que comprovam o líder de governo sendo flagrado com os ex-assessores do pedetista em seu próprio veículo. Além disso, de acordo com o pedido de Camerini, reuniões estariam ocorrendo na casa de assessores demitidos. O pedetista diz ainda que os ex-assessores estariam difamado-o nas redes sociais e na imprensa local. Para ele, há suspeita que estariam sendo instruídos a realizar denúncias contra o parlamentar. “Depois que anunciei uma pré-candidatura para prefeito, tenho percebido muitas situações para prejudicar o trabalho que faço pra comunidade. Estas armações políticas tem que começar a parar, o povo não aguenta mais estas atitudes somente para prejudicar”, comenta Camerini.

Em contato com o vereador do PSD, Zanella diz que não tem conhecimento do pedido. No entanto, garantiu que assim que estiver inteirado do assunto irá se pronunciar.

Entenda o caso

Um processo enviado à Comissão de Ética da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, suspendendo de forma temporária o exercício do mandato do vereador Camerini (PDT) pelo prazo de 30 dias, deverá entrar na pauta de votações da próxima sessão ordinária marcada para segunda-feira, 13. Para ser aprovado é necessária maioria simples, ou seja, nove votos.

Conforme o processo, Camerini teria acusado na tribuna o vereador Anderson Zanella de ter passado em uma cooperativa terceirizada, na presidência, e nesta função, teria aplicado golpes nos servidores. Conforme o pedido de suspensão, Camerini não teria cumprido as normas do Código de Ética Parlamentar da Casa.

O pedetista diz que chegou a pedir desculpas a Zanella pelas afirmações. No entanto, segundo o texto do projeto de resolução assinado pela Comissão de Ética, isso não o isenta das responsabilidades, visto que “não se pode tolerar as afirmações feitas sobre a pessoa do vereador representante e nem se pode aceitar que as mesmas tenham sido um simples equívoco.”