Ainda em ritmo lento, os parlamentares retornaram aos trabalhos na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, na noite de segunda-feira, 1º de fevereiro, para a primeira Sessão Ordinária de 2016. A solenidade contou com a presença do prefeito Guilherme Pasin (PP) e diversos membros de seu secretariado. Após a abertura dos trabalhos pelo presidente da Casa, Valdecir Rubbo (PDT), o chefe do Executivo saudou os parlamentares desejando as boas vindas.

Em seu discurso não faltaram críticas a atual situação econômica do país que tem influenciado negativamente no repasse de recursos dos governos Federal e Estadual. Segundo o prefeito, a questão está sendo enfrentada com austeridade e responsabilidade por parte do Poder Executivo. A Lei de Desenvolvimento Econômico, a reforma de duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a federalização da BR-470 e o início das obras do Trevo da Telasul, previstas para iniciar em março, complementaram seu discurso. Assim que encerrou a sessão de abertura, o chefe do Executivo deixou o plenário e não participou da sessão ordinária.

Em plenário havia somente o Projeto de Lei Ordinária (PLO nº 172/2015) para apreciação, votado quase duas horas após o início da sessão. A proposta protocolada pelo vereador Moacir Camerini (PT), que pretendia criar o Programa Cesta Básica Escolar no município, foi rejeitada pela maioria dos vereadores, tendo somente a manifestação favorável do próprio autor da matéria. O projeto abrangeria o fornecimento gratuito anual de material e uniforme escolar a estudantes da rede municipal de ensino.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 3 de fevereiro.