Conforme a meteorologia, o pico da nova onda de calor está previsto para ocorrer na terça-feira, 25, e quarta-feira, 26. Porém, os índices não devem atingir as marcas registradas no final de semana que passou

Que o verão é a estação mais quente do ano, isso todo mundo já sabe. Porém, nos últimos dias, a forte onda de calor tem assustado quem precisa sair de casa para realizar seus compromissos e também aqueles que sentem as altas temperaturas em seus lares. Nem mesmo as chuvas que aparecem ao final do dia tem diminuído a sensação de abafamento no Rio Grande do Sul. E os prognósticos não são nada animadores: a previsão é de que a onda de calor, com registros acima de 40ºC em algumas cidades deve permanecer até o fim de janeiro.

Além disso, a meteorologia aponta que as máximas dos próximos dias devam ficar ainda mais intensas, em decorrência de uma nova onda de calor. Segundo Carine Gama, meteorologista do Instituto Climatempo, entre o sábado, 22 e a quarta-feira, 26, as máximas deverão chegar aos 42ºC em algumas cidades, como é o caso de Uruguaiana, na Fronteira.

Em Bento Gonçalves, mesmo ficando na Serra, onde normalmente as temperaturas são mais amenas, o calor deu as caras e não deve sumir tão logo. Para o sábado, 22, a meteorologia espera que os termômetros cheguem aos 34ºC, com sensação térmica próxima dos 40ºC.

Conforme o Climatempo, o pico da nova onda de calor está previsto para ocorrer na terça-feira, 25, e quarta-feira, 26. Porém, os índices não devem atingir as marcas registradas no final de semana que passou. “O motivo é um bloqueio atmosférico no Oceano Pacífico, que impede a passagem de frentes frias mais continentais. Além disso, estamos no período do La Niña, que provoca chuva abaixo da média no Sul. No verão, com máxima incidência solar, temperaturas mais altas e ausência de nebulosidade e chuva, há muita radiação solar, que provoca mais calor”, explica a profissional.

A esperança é de que o calor só diminua, mas não desapareça, no final do mês, entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro. Antes disso, a expectativa é de dias muito quentes, intercalados com pancadas de chuva no final da tarde e temperaturas mais brandas à noite.