Andando pela cidade, percebe-se as belezas naturais anunciando que a chegada da primavera está próxima. Ver as ruas tão floridas não é costume no inverno, mas o clima atípico influenciou na floração precoce. Além disso, também há flores que dependem do inverno para que se desenvolvam.

De acordo com a engenheira agrônoma Giovana Lara Debastiani, apesar de existirem variedades de plantas que produzem suas flores no inverno, a primavera ainda é a principal estação para a floração. “Os dias vão ficando mais longos em função da projeção do sol aqui no hemisfério sul, as temperaturas começam a aumentar e isto favorece a brotação e floração de ainda mais espécies de belas plantas”, explica. Além disso, segundo a professora, o clima agradável que está por vir ocasiona o aumento da incidência dos raios solares. “Desta forma, aumenta a metabolização de nutrientes através da fotossíntese. Em função do calor, também ocorre maior proliferação dos microrganismos do solo, são estes que favorecem inúmeros processos benéficos para as plantas”, afirma.

O calor fora de época, entretanto, como ocorreu neste ano, estimula esses processos precocemente, o que ocasionou as paisagens que estamos vendo em Bento e na Serra Gaúcha. “O que, sem dúvidas, é muito lindo, porém, devemos ter cuidado, pois até setembro nosso clima ainda pode apresentar geadas, que acabam queimando as brotações novas que surgiram fora de época, bem como as flores de algumas espécies”, esclarece a engenheira agrônoma. “Para os produtores rurais isso pode gerar grandes problemas para a safra, especialmente para plantas frutíferas, que já tiveram quebra de dormência e brotação precoce”, aponta Giovana.

Cuidados com plantas domésticas

Quem tem um jardim em sua residência, também deve ter alguns cuidados com as plantas. O dono da floricultura ArtFlor, Lário Becker, observa que um dos fatores mais importantes é a adubação. “Não aguar demais e não deixar faltar água. Tem que controlar o pH da terra para ela possa produzir. A poda é para plantas grandes, como árvores. Espécies como o ypê precisam”, destaca.

As flores estão embelezando ainda mais as paisagens de Bento
Foto: Divulgação, Marilza Colpo

O proprietário da Floricultura MB, Márcio Borges, indica os cuidados básicos necessários para o trato de plantas domésticas vão desde o corte da grama até a adubação. “Em virtude do clima atípico, algumas espécies estão em falta. É muita demanda, pedido, não estamos dando conta”, explica.

Giovana explica que é necessário realizar uma análise laboratorial de cada espécie para manter o equilíbrio nutricional das plantas. “Com relação aos cuidados gerais e folha, além de evitar o estresse hídrico, manter o solo sempre fofo com matéria orgânica e incidência solar adequada. Plantas equilibradas e saudáveis são menos suscetíveis á danos por variações no tempo”, conclui.