O ano terá o total de 200 dias letivos de efetivo trabalho escolar. Modelo híbrido permanece sendo aplicado em 2021

Os estudantes da rede municipal retornam às aulas em Bento Gonçalves no mês de fevereiro. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), as atividades permanecem no modelo híbrido, forma que já era aplicada no ano passado devido à pandemia da Covid -19.

O atendimento às crianças de zero a três anos deve ser retomado no dia 8. Já a Educação Infantil – Pré-escola, Ensino Fundamental e Ensino Médio voltam no dia 22.

O recesso escolar permanece até dia 2 de fevereiro. Por outro lado, a Smed divulgou a data das férias de inverno: de 26 a 30 de julho. O calendário sugere 200 dias letivos.

Em 2021, segundo a Secretaria, a projeção é que o número de matrículas aumente 8,16%, passando de 12 mil. “A pandemia não causou evasão. Somente alunos que não respondiam ou devolviam as atividades, num percentual de aproximadamente 8%”, afirma a titular da pasta, Adriane Zorzi.

Retorno na pré-escola no município está previsto para 22 de fevereiro. Foto: Franciele Zanon

Na rede estadual, a data inicial é 8 de março

As aulas na Rede Estadual de Ensino, que incluem atividades presenciais e remotas, por meio da plataforma Google Sala de Aula, começam entre 8 e 15 de março e se encerram em 21 de dezembro.

O recomeço no modelo híbrido está programado de forma escalonada. No dia 8, retornam os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º). No dia 11, os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Por último, em 15 de março, os alunos do Ensino Médio e Técnico.

O calendário letivo de 2021 também prevê aulas aos sábados. As férias de inverno para professores e alunos estão marcadas para o período de 28 de julho e 3 de agosto.

Como o ano letivo de 2020 só se encerra em 31 de janeiro de 2021, durante o mês de fevereiro ocorrem as férias coletivas para diretores, professores e alunos da Rede Estadual de Ensino.

Retorno presencial

As escolas deverão seguir o cumprimento dos protocolos sanitários estabelecidos em portaria conjunta publicada pelas secretarias da Saúde e da Educação, no ano passado, com todas as orientações. Os alunos terão aulas em revezamento com a divisão da turma, estando presencialmente, ao mesmo tempo, no máximo 50% dos estudantes. O revezamento poderá ser realizado com os grupos alternando diariamente ou semanalmente.

Aulas remotas

Em 2021, a realização das Aulas Remotas continuará pela plataforma Google Sala de Aula. Até o momento, mais de 700 mil estudantes já ativaram as contas educacionais. A iniciativa também prevê a distribuição de 50 mil Chromebooks para os docentes regentes de classe e coordenadores pedagógicos das 2,4 mil escolas da Rede Estadual de Ensino até o início das aulas.

Planejamento Municipal

  • Dia 8/2: crianças de 0 a 3 anos
  • Dia 22/2: pré-escola, ensinos fundamental e médio

Estadual

  • Dia 8/3: 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental
  • Dia 11: 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental
  • Dia 15: Ensino Médio e Técnico

Foto: Franciele Zanon