Anunciado em dezembro de 2019, pelo Ministério da Saúde, o Calendário Nacional de Vacinação de 2020 conta com mudanças nas indicações de duas vacinas. A primeira é com a inclusão de toda região nordeste como área de recomendação, a imunização contra a febre amarela contará com um calendário unificado em todo o país. Além disso, o Brasil passa a recomendar o reforço da dose, aos quatro anos.

A outra indicação alterada será na vacina contra a gripe, que passará a ser oferecida para uma nova faixa etária da população. Além dos públicos-alvo já conhecidos, como crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, idosos, portadores de doenças crônicas, a imunização será oferecida também para adultos entre 55 e 59 anos. A campanha será realizada de 13 de abril a 15 de maio.

Febre Amarela

Baseado em estudos recentes que indicam diminuição na resposta imunológica de crianças vacinadas aos nove meses, como previa o Calendário Nacional de Vacinação da criança, o Ministério da Saúde passa a ofertar uma dose de reforço aos quatro anos. Os adolescentes e adultos que nunca foram imunizados, ou que não têm comprovação de vacinação, devem receber, ao menos, uma dose. Em 2017, o Brasil confirmou 1900 casos de febre amarela. Em 2018 e 2019 (até maio), foram 249 e 81 casos confirmados, respectivamente. No Rio Grande do Sul, foram registrados três em 2018, todos importados. Já na Capital do Vinho, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), não existem casos confirmados da doença.

Gripe

Com mais 10 milhões de dólares destinados à compra da vacina contra a influenza e a inclusão de nova faixa etária, o público-alvo representará cerca de 67,7 milhões de brasileiros. A meta é imunizar 90% dos grupos prioritários. Em Bento Gonçalves, a última campanha da vacinação alcançou 98,63%. A meta de cobertura vacinal só não foi atingida entre as gestantes, onde alcançou 86,51%.

As alterações são destacadas como bem-vindas pelo secretário municipal da Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira, que aponta que além de proteger uma parcela maior da população, as novas indicações reduzem custos de eventuais tratamentos e internações geradas pelo adoecimento de pessoas. “A ampliação etária da vacinação contra a gripe contribui, não só, para atender a uma demanda cada vez maior de pessoas preocupadas em prevenir a doença, como, também, ajuda a reduzir o impacto da gripe sobre os serviços de saúde. No que diz respeito à vacina da febre amarela, é fundamental que os pais e os pediatras compreendam que as alterações no Calendário Nacional de Vacinação visam adequar o esquema vacinal infantil aos estudos que indicam a necessidade de um reforço aos 4 anos de idade, e, assim, garantir a proteção das crianças”, comenta.

Mudanças na vacinação contra o sarampo

Além das ações contra gripe e febre amarela, o Calendário de Vacinação contará com duas campanhas contra o sarampo para públicos não contemplados no ano anterior: em fevereiro e março, para crianças e jovens de 5 a 19 anos, e em agosto, para adultos de 30 a 59 anos.