As datas de pagamento do abono salarial, o PIS/Pasep, do ano que vem já foram definidas porém, ainda aguardam aval do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), que deve sacramentar o calendário na quarta-feira, 13, quando se reúne para definir as ações.

A estimativa do governo é de pagar o PIS  para trabalhadores formais a partir do dia 15 de fevereiro, para nascidos em janeiro, com novas liberações até  15 de agosto, quando receberão os aniversariantes de dezembro. Já para o Pasep, o abono dos servidores, o pagamento deve ocorrer nesse mesmo intervalo, ou seja, entre os dias 15 de fevereiro e 15 de agosto, mas, no caso deles, usando para escalonar o calendário de pagamentos o número final de inscrição do beneficiário, o que, aliás, já acontece.

O prazo para sacar tanto o PIS como o Pasep que tem como base o ano de 2022 termina, segundo a proposta em análise, no dia 28 de dezembro de 2023.

Para ter direito o abono, trabalhador e servidor precisam se encaixar nos critérios estabelecidos. O principal deles é ter recebido até dois salários mínimos no ano de referência – que, nesse ano, é 2022.

O valor depende da quantidade de meses trabalhados. Se o beneficiário trabalhou o ano todo, recebe um salário mínimo de abono.