Pelo menos quatro bancos ficaram sem dinheiro nos caixas eletrônicos neste fim de semana, em Bento Gonçalves. Segundo informações do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), é a segunda vez que o problema ocorre somente neste ano. O órgão deve oficiar as instituições nos próximos dias.

A falta de dinheiro no atendimento automático é consequência das longas filas de sexta e sábado, em virtude das datas estabelecidas para o pagamento de salários. Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Bento Gonçalves, Valdir José Bussolotto, é atípico que isso ocorra. “A responsabilidade é dos gestores que não se organizam para essas datas”, expõe.

Apesar do incômodo causado aos clientes, Bussolotto observa que as reclamações geralmente são encaminhadas diretamente ao Procon ou por meio dos canais de comunicação das agências bancárias. “Para nós estão vindo poucas queixas, mas isso é um problema para os clientes que precisam do dinheiro e não encontram no Caixa”, opina. A única alternativa para os bancários é orientar o consumidor a buscar o Procon ou a ouvidoria da instituição financeira, uma vez que a questão depende
da administração.

Na opinião do presidente, o município deveria ter mais agências bancárias. “A maioria está concentrada no Centro ou na Cidade Alta. Infelizmente os banqueiros não se importam com isso”, argumenta. Em outra ocasião, o problema foi decorrente das filas para o saque do FGTS inativo.

 

Busca por meio termo

O coordenador do Procon de Bento Gonçalves, Maciel Giovanella, conta que percebeu o problema enquanto ia ao trabalho na segunda-feira, dia 8, pela manhã, apesar de o órgão não ter recebido reclamações diretas sobre a questão. “Já é a segunda vez que isso acontece, pelo menos do que nós temos notícia”, observa.

Giovanella pretende mandar um ofício para os bancos explicarem os motivos da falta de dinheiro no autoatendimento. “Isso causa prejuízo para os consumidores, que precisam se precaver”, expõe. O coordenador ainda argumenta que se as instituições financeiras se comprometem em oferecer o serviço nos fins de semana, ele deve ser oferecido. “É necessário que seja cumprido”, reitera.

O problema também é decorrente do fechamento de algumas agências nos finais de semana, devido à onda de arrombamentos que atingiu o município neste ano. Em janeiro, dois caixas eletrônicos do Banrisul foram explodidos, no bairro Botafogo.

Na opinião de Giovanella, a questão do patrimônio significa um fator maior, por isso é necessário encontrar um meio termo para não prejudicar os consumidores. “Estamos solicitando informações junto às agências, inclusive sobre embasamento legal, para não abertura nos finais de semana”, argumenta.