A Caixa Econômica Federal (CEF) confirmou que pretende contratar mais 10 mil funcionários, entre empregados e terceirizados para ampliar seus atendimentos. A informação foi anunciada na segunda-feira, 19. Ao todo serão quatro mil empregados, 5,2 mil estagiários e adolescentes aprendizes e cerca de 800 recepcionistas e vigilantes. As contratações ocorrem dentro do plano de expansão que prevê a inauguração de 250 novas agências pelo Brasil até o final do ano.

De acordo com a CEF, dos quatro mil empregados a serem contratados, três mil vagas serão direcionadas aos aprovados no concurso público já realizado, dependendo ainda da autorização da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) para ampliação do quadro de pessoal da estatal. Além disso, haverá mil vagas para pessoas com deficiência (PcD), em concurso específico para esse público, com previsão de lançamento de edital até setembro deste ano.  

Já para as contratações junto ao Programa Adolescente Aprendiz deverão ocorrer por meio de parcerias com entidades sem fins lucrativos, selecionadas por meio de chamada pública e conveniadas para essa finalidade. Para estagiários, as vagas serão direcionadas aos candidatos que já foram aprovados em processo de seleção realizado pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Os cargos de vigilantes e recepcionistas deverão ocorrer por meio de empresas terceirizadas especializadas em tais serviços. Conforme a Caixa, as contratações ocorrerão em todo o país, variando de acordo com a demanda de cada unidade.